Os Bastidores da Política

Câmara com 11 vereadores
Na última sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram a regulamentação da Lei Orgânica Municipal, passando o número de vereadores de 9 para 11 na próxima legislatura. Assim, já pensando em eleição, pré-candidatos fazem as contas para saber qual será o número para conseguir se eleger. Duas cadeiras a mais no Legislativo pode parecer pouco, mas faz uma diferença enorme para o Executivo.

Espera para definir partidos
Tem muito pré-candidato esperando para saber qual será a composição de cada partido para definir onde ficará para a disputa a uma cadeira de vereador. Observam a movimentação, quem está com quem, se tem alguém com mais poder de fogo para disputar uma vaga dentro do partido. Contudo, esse jogo de aguardar pode fazer perder o “tempo de bola”, como seria dito no futebol, e perder espaço. Quem se garante e tem convicção já definiu em qual barco estará.

Quem é morno já está definido
Nesta semana, em reunião com vereadores católicos da Diocese de Piracicaba, o Bispo Bom Devair soltou a frase: “quem é morno já está definido”. No contexto do encontro, a intenção foi falar quem se posiciona a favor ou contra o aborto. Quem não se posiciona, já tem a definição, que é favorável a pauta abortista. A frase também pode ser aplicada aos pré-candidatos a vereador que permanecem mornos, não se posicionam a respeito de que lado estarão. O eleitor tem mostrado cada vez mais apoio para quem é quente, quem se posiciona sem medo de desagradar alguém.

Bolsonaro ainda é exemplo
O fenômeno que Jair Bolsonaro fez na política brasileira é o maior exemplo de que ser morno não dá frutos. O então deputado federal era só mais um entre os 513 no Congresso Nacional. Quando começou a se posicionar com opiniões mais fortes, quentes, começou a se destacar. Passou a falar o que muitos tinham vontade, mas não coragem. Saiu da zona de conforto e se tornou mito. Ganhou tanta força que se elegeu presidente da República, desbancando os dois partidos que sempre polarizaram a política nacional: PT e PSDB.

Corrida segue quente
E nessa história de não se posicionar, tem muitos com um pé em cada canoa. Contudo, as canoas não anda lado a lado, cada uma segue um ritmo e um rumo diferente. Enquanto uma está superlotada, cheia de marinheiros cansados, sem muita disposição para colocar o remo na água, outra se mostra mais leve e ágil. Quem chegará na frente dessa corrida, só o tempo dirá. Fato é: quem fica com um pé em cada canoa pode terminar com a bunda molhada.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...