Os Bastidores da Política

Os Bastidores da Política

Câmara com 11 vereadores
Na última sessão ordinária do ano, os vereadores aprovaram a regulamentação da Lei Orgânica Municipal, passando o número de vereadores de 9 para 11 na próxima legislatura. Assim, já pensando em eleição, pré-candidatos fazem as contas para saber qual será o número para conseguir se eleger. Duas cadeiras a mais no Legislativo pode parecer pouco, mas faz uma diferença enorme para o Executivo.

Espera para definir partidos
Tem muito pré-candidato esperando para saber qual será a composição de cada partido para definir onde ficará para a disputa a uma cadeira de vereador. Observam a movimentação, quem está com quem, se tem alguém com mais poder de fogo para disputar uma vaga dentro do partido. Contudo, esse jogo de aguardar pode fazer perder o “tempo de bola”, como seria dito no futebol, e perder espaço. Quem se garante e tem convicção já definiu em qual barco estará.

Quem é morno já está definido
Nesta semana, em reunião com vereadores católicos da Diocese de Piracicaba, o Bispo Bom Devair soltou a frase: “quem é morno já está definido”. No contexto do encontro, a intenção foi falar quem se posiciona a favor ou contra o aborto. Quem não se posiciona, já tem a definição, que é favorável a pauta abortista. A frase também pode ser aplicada aos pré-candidatos a vereador que permanecem mornos, não se posicionam a respeito de que lado estarão. O eleitor tem mostrado cada vez mais apoio para quem é quente, quem se posiciona sem medo de desagradar alguém.

Bolsonaro ainda é exemplo
O fenômeno que Jair Bolsonaro fez na política brasileira é o maior exemplo de que ser morno não dá frutos. O então deputado federal era só mais um entre os 513 no Congresso Nacional. Quando começou a se posicionar com opiniões mais fortes, quentes, começou a se destacar. Passou a falar o que muitos tinham vontade, mas não coragem. Saiu da zona de conforto e se tornou mito. Ganhou tanta força que se elegeu presidente da República, desbancando os dois partidos que sempre polarizaram a política nacional: PT e PSDB.

Corrida segue quente
E nessa história de não se posicionar, tem muitos com um pé em cada canoa. Contudo, as canoas não anda lado a lado, cada uma segue um ritmo e um rumo diferente. Enquanto uma está superlotada, cheia de marinheiros cansados, sem muita disposição para colocar o remo na água, outra se mostra mais leve e ágil. Quem chegará na frente dessa corrida, só o tempo dirá. Fato é: quem fica com um pé em cada canoa pode terminar com a bunda molhada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas