Artigo – Quem é ela?

Artigo – Quem é ela?

Hoje é o dia dela! Você atreveria dizer quem é?

Ela está sempre lá, ela se ergue majestosa, um farol de conhecimento que ilumina os caminhos de tantos. Em sua estrutura de tijolos e cimento, reside a essência de uma jornada coletiva, onde cada uma de suas salas é um universo de descobertas.

Ela é o eco das risadas infantis no recreio, o palco das primeiras amizades que florescem entre os corredores. É também o refúgio dos mais tímidos, onde as vozes são encorajadas a se fazer ouvir e os sonhos começam a ganhar forma.

Nos livros empoeirados de sua biblioteca, ela guarda tesouros do conhecimento, abrindo as portas para mundos desconhecidos e histórias que transcendem o tempo. Nos laboratórios, a ciência ganha vida, transformando o aprendizado em experiência tangível, e os olhos brilhantes dos estudantes refletem o fascínio pelo desconhecido.

Ela é o ponto de encontro dos diferentes, onde culturas se entrelaçam e fronteiras se dissolvem. Em suas salas de aula, a diversidade é celebrada, e o respeito mútuo é o alicerce de uma comunidade unida pela busca do saber.

Nas quadras esportivas, ela é o palco das batalhas épicas, onde o espírito de equipe é forjado e as vitórias são celebradas com fervor. Mas também é o espaço onde se aprende a lidar com a derrota, transformando-a em oportunidade de crescimento e superação.

Ela é a guardiã do futuro, moldando mentes jovens para enfrentar os desafios que virão. Em seus corredores, semeia-se a esperança de um amanhã melhor, onde cada aluno é visto como um potencial transformador da sociedade.

Existem delas envoltas em opulência, adornadas com recursos que parecem infinitos, enquanto outras lutam bravamente com escassez de meios. No entanto, em meio a essa disparidade, todas compartilham de um mesmo propósito nobre: enriquecer o ser humano.

Algumas, ricas, onde o luxo se faz presente, cada um ali têm acesso a tecnologias de ponta, tantas pobres, carentes, onde até o lanche se faz ausente. No entanto, o verdadeiro tesouro não reside nas paredes reluzentes, mas sim na dedicação dos educadores em despertar a curiosidade, na determinação do ser em buscar conhecimento.

Na maioria delas, menos favorecidas, onde os recursos são escassos e os desafios são muitos, a resiliência é a palavra de ordem. Ali se enfrentam as adversidades com coragem e criatividade, transformando cada obstáculo em uma oportunidade. A falta de recursos materiais é compensada pela riqueza de espírito, pela solidariedade e pelo comprometimento com um objetivo comum: proporcionar uma educação de qualidade a todos, independentemente das circunstâncias no mundo.

Nas duas realidades, o objetivo é o mesmo: enriquecer com valores, empatia e respeito. E assim, entre livros e risadas, experimentos e partidas, ela se revela: não apenas um prédio de salas de aula, mas um organismo vivo, pulsante de energia e vitalidade. Ela é a escola, o coração pulsante da comunidade, o berço do conhecimento e o lar dos sonhos.

Quero aqui homenagear não apenas as instituições de ensino em si, mas também todos aqueles que dedicam suas vidas à missão de elevar o ser humano, independentemente das circunstâncias.

Pois, no fim das contas, o verdadeiro legado de uma escola não está nos lustres ou nas porteiras, mas em quem nos tornamos Nela.
Escola, ela é a nossa casa.

Por professora Keren Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas