Cemitério volta a ser alvo de furtos e vandalismo

O Cemitério Municipal de Rio das Pedras voltou a ser alvo de criminosos nesta semana. Túmulos próximos às salas de velório e ao muro de divisa com a Avenida Adhemar de Barros tiveram molduras de fotos e placas indicando o nome, nascimento e data de falecimento furtadas.

Em alguns casos é possível observar que os objetos metálicos, parte deles em bronze, tortos, indicando que os vândalos tentaram arrancar das lápides, sem sucesso.
Há vários túmulos com fotos quebradas ou soltas. As marcas indicam onde os objetos foram arrancados. Crucifixos e outros ornamentos, puxadores e até vasos foram levados.
Essa não foi a primeira vez que o cemitério foi alvo de furtos. Há um histórico de vandalismo no local, que ocorre há anos. É difícil encontrar um jazigo que não tenha sido violado. Até mesmo as instalações elétricas e o sino do cemitério foram furtados.

Mesmo com tantos atos criminosos, não foram instaladas câmeras de monitoramento ou qualquer outra medida foi adotada pela administração municipal para que a sepultura de entes queridos de famílias rio-pedrenses não fosse depredada.
Poucos são os familiares que registram Boletim de Ocorrência por não acreditar que os autores dos furtos sejam identificados e punidos.
Questionada, a Prefeitura não informou quais medidas irá adotar para prevenir novos atos criminosos.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...