Prefeitura de Limeira anuncia que aulas presenciais não retornam em 2020

Vista aérea de Limeira

A Prefeitura de Limeira (SP) anunciou nesta quinta-feira (3) que as aulas presenciais nas redes de ensino pública e privada não vão retornar em 2020. A medida vale para o ensino infantil, fundamental, médio e superior, com exceção das aulas práticas dos cursos da área de saúde. Cursos de inglês, informática e outros também devem seguir a decisão.

Segundo as secretarias de Educação e Saúde do município, o objetivo é evitar uma segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus na cidade. Além do risco de transmissão da doença nas escolas, crianças e adolescentes poderiam ser “vetores” do coronavírus, e contaminar os familiares, de acordo com a prefeitura.

Mesmo com a autorização do Governo do Estado para o retorno das aulas presenciais a partir da próxima semana, para atividades de acolhimento e recuperação, a prefeitura optou pela continuidade do ensino remoto (a distância).

De acordo com a administração, a decisão foi baseada em indicadores como velocidade de contaminação, ocupação da rede hospitalar e inquérito sorológico. A decisão também levou em conta os pareceres de representantes do sindicatos dos professores e de escolas particulares.

A prefeitura também disse que a velocidade de contaminação caiu em agosto, mas que o quadro não está estabilizado e, portanto, não permite uma retomada segura das aulas presenciais.

A cidade tem, até esta quinta-feira, 8.783 casos confirmados, 219 mortes e 8.522 recuperações.

Ensino remoto

 

Segundo a prefeitura, foi feita uma pesquisa com familiares de alunos da rede municipal, em que cerca de 10 mil pessoas responderam. Entre elas 88% se manifestaram contra o retorno das aulas presenciais neste ano.

O ensino a distância no município continua até o fim do período letivo. Ele inclui a distribuição de kits de alimentos, kits pedagógicos, atividades online e o acompanhamento de alunos e familiares, segundo a prefeitura.

Em 2020 serão considerados oito ciclos, que vão até 2021, quando o aluno pode recuperar conteúdos perdidos e ser avaliado.

Vista aérea de Limeira

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...