Festival Afropira celebra cultura negra com vasta programação

Iniciado na última quinta-feira, no Sesc Piracicaba, e considerado o maior encontro afro do interior paulista, o Festival Afropira, em sua 10ª edição, segue até o dia 20 de novembro tendo como sedes, ainda, o Bar Quatizinho, o Clube 13 de Maio, o Vila 19 e o Engenho Central. Entre as atrações estão os shows de Paula Lima, Encontro de Batuqueiros, Batuque de Umbigada, Samba de Lenço, além de roda de samba, oficinas, Missa Afro e feira. Haverá, ainda, atendimento no espaço da beleza, tranças, turbantes e cortes artísticos.

A iniciativa foi contemplada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) e é realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com correalização da ETC Produtora. O apoio é do Sesc Piracicaba, Afro Black Pira, Centro de Documentação, Cultura e Política Negra, Secretaria Municipal da Ação Cultural, Prefeitura de Piracicaba, Clube 13 de Maio, Sebrae, Tools, Faculdade Anhanguera e Choperia Lugui.

A atração desta sexta-feira (17) é Roda de Samba no Bar Quatizinho, a partir das 20h, com Som da Massa e convidados.
Nos dias 18, 19 e 20, as atrações são gratuitas e os ingressos devem ser retirados pela Sympla. No dia 18, o festival acontece em dois locais. O Clube 13 de Maio será sede, a partir das 13h, de oficinas, apresentações, desfiles e feira, com encerramento do Grupo Quilombola. Às 22h, acontece a Balada Black – Afroblack no Vila 19.
No dia 19, mais atrações. Às 9h, no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central), acontece a Missa Afro, em seguida a Sessão Solene da Câmara de Vereadores com homenagens. Às 13h, no palco do Engenho Central, tem início o Grande Festival Afropira, que terá como destaque a cantora Paula Lima.

Na segunda-feira, 20, Dia da Consciência Negra, tem o Lançamento do Calendário Afro-Piracicabano no Teatro Erotides de Campos (Engenho Central) às 10h e o Grande Festival Afropira segue no Engenho Central, a partir das 13h, também com uma programação variada. Haverá também o Encontro de Batuqueiros, com abertura do Grupo Pimenta Preta.
Em cinco dias de festival, 10º Afropira reunirá shows especiais, mais de 150 atrações culturais, mais de 80 empreendedores, gastronomia afro e muitas outras atrações.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...