Veranico chega à Rio das Pedras com temperaturas acima dos 30ºC

Em meio ao inverno, a região de Piracicaba irá registrar um veranico esta semana, prevê o Climatempo. As temperaturas vão voltar a subir nos próximos dias, espantando o frio que tomou conta de Rio das Pedras. As máximas podem chegar aos 34 graus Celsius (ºC) na sexta-feira (22) e sábado (23).

A temperatura deve aumentar em função do veranico. Entre esta quinta (21) e a segunda-feira (25), não há previsão de chuva, e as temperaturas apresentarão elevação gradativa. As tardes estarão mais quentes e com ventos moderados. Na sexta-feira e sábado, os termômetros podem alcançar os 34°C.

Além do verão fora de época, a baixa umidade relativa do ar é outro ponto de atenção para os próximos dias. No sábado, a umidade relativa do ar poderá atingir índices abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em pontos da cidade, no período da tarde e chegar a apenas 21%.

César Soares, meteorologista da Climatempo, explica que essa condição é relativamente comum em alguns períodos do inverno. “A presença dessa grande massa de ar seco nas áreas centrais do Brasil é uma situação relativamente comum em alguns períodos do inverno. E na condição atual que nós temos, essa massa de ar seco também faz com que a gente tenha temperaturas mais altas, bastante calor”, destaca.

Para enfrentar a baixa umidade do ar, é fundamental manter-se hidratado, bebendo água regularmente. Também é importante evitar atividades físicas intensas nos horários de maior calor e usar umidificadores de ar, toalhas molhadas ou recipientes com água para aumentar a umidade do ambiente. Cuidados com a pele, como o uso de hidratantes, também são recomendados.

 

Até quando vai o veranico?

De acordo com os meteorologistas, a tendência é que o veranico se prolongue até o início da próxima semana.

O pico do calor deve ocorrer entre sexta (22) e sábado (23), quando haverá tardes ensolaradas e temperaturas bem acima do normal para agosto.

No domingo (24), porém, uma nova massa de ar frio deve avançar pelo Sul e chegar ao Sudeste, trazendo alívio para áreas que passaram a semana sob temperaturas elevadas.

O veranico é caracterizado por períodos de mais de quatro dias consecutivos de calor durante o inverno ou outono, com temperaturas mais altas que o normal, tempo seco e pouca precipitação. Esses eventos não são, necessariamente, considerados ondas de calor, mas marcados por temperaturas de 3 °C a 5 °C acima da média para o inverno.

 

Previsão do tempo para os próximos dias

  • Quarta-feira (20), mínima de 20ºC e máxima de 33ºC
  • Quinta-feira (21), mínima de 18ºC e máxima de 33ºC
  • Sexta-feira (22), mínima de 18ºC e máxima de 34ºC
  • Sábado (23), mínima de 20ºC e máxima de 34ºC
  • Domingo (24), mínima de 17ºC e máxima de 30ºC
  • Segunda-feira (25), mínima de 16ºC e máxima de 31ºC

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...