Dia Mundial de Prevenção a Quedas: 5 dicas para prevenir quedas e proteger a saúde dos idosos

Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar acidentes na terceira idade

As quedas estão entre as principais causas de hospitalização e perda de autonomia entre idosos no Brasil. Para reforçar a importância da prevenção e promover um ambiente mais seguro, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, é um convite para adotar medidas simples no dia a dia que podem ser fundamentais para a longevidade.

Ambientes hospitalares estão entre os eventos adversos mais comuns. Alguns estudos mostram que este incidente ocorre a uma taxa de 3 a 5 eventos por 1.000 pacientes/dia, e mais de um terço delas causam lesões. As consequências vão além dos danos físicos, afetando a autonomia, a mobilidade e a autoestima dos pacientes, especialmente entre os mais velhos.

No Brasil, de acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a adesão aos protocolos de prevenção de queda nos hospitais brasileiros é de 34,3%, sendo a subnotificação uma realidade constante.

A médica Dra. Fernanda Pimentel, Diretora Médica da Baxter na América Latina, passa algumas recomendações para prevenir as quedas com medidas simples no cotidiano.

  1. Adapte o ambiente

“Evitar tapetes soltos, fios pelo caminho e móveis mal posicionados já reduz muito o risco de quedas. Instalar barras de apoio em corredores e banheiros e manter o ambiente bem iluminado, especialmente à noite, são cuidados indispensáveis”, recomenda a médica.

  1. Incentive a prática de atividades físicas

De acordo com a profissional, exercícios como caminhadas, alongamento, yoga ou musculação ajudam a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular, o que pode aumentar a autonomia e consequentemente, prevenir quedas.

  1. Revise medicamentos regularmente

“Alguns remédios podem causar tontura ou sonolência, principalmente em idosos. Por isso, é importante manter consultas periódicas e revisar a medicação, ajustando doses e combinações sempre que necessário”, explica Dra. Fernanda.

  1. Faça check-ups de visão e audição

A médica reforça que alterações na visão e na audição são fatores de risco importantes para quedas, pois comprometem a percepção do ambiente. “Manter os exames em dia é fundamental para garantir a segurança e diminuir riscos”, orienta.

  1. Recursos tecnológicos como aliados

É importante reforçar que o risco de queda não é restrito ao ambiente domiciliar. Nos hospitais, em geral, programas de prevenção tem maior probabilidade de ser implementado e sustentado com sucesso quando as iniciativas são compatíveis com as prioridades da organização e o que é melhor para cada paciente. O foco principal é reduzir dano por queda e mitigar as chances deste incidente ocorrer durante a hospitalização.
Neste caso, as tecnologias podem ser aliadas. Muitos hospitais já contam com camas modernas, com recursos de segurança e alarmes integrados que podem fazer a diferença para a prevenção de quedas em pacientes idosos em recuperação ou internados. “Esses equipamentos ajudam a reduzir os riscos e proporcionam mais tranquilidade tanto para os idosos quanto para os cuidadores”, completa a médica. 

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...