Dia Mundial de Prevenção a Quedas: 5 dicas para prevenir quedas e proteger a saúde dos idosos

Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar acidentes na terceira idade

As quedas estão entre as principais causas de hospitalização e perda de autonomia entre idosos no Brasil. Para reforçar a importância da prevenção e promover um ambiente mais seguro, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, é um convite para adotar medidas simples no dia a dia que podem ser fundamentais para a longevidade.

Ambientes hospitalares estão entre os eventos adversos mais comuns. Alguns estudos mostram que este incidente ocorre a uma taxa de 3 a 5 eventos por 1.000 pacientes/dia, e mais de um terço delas causam lesões. As consequências vão além dos danos físicos, afetando a autonomia, a mobilidade e a autoestima dos pacientes, especialmente entre os mais velhos.

No Brasil, de acordo com dados publicados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a adesão aos protocolos de prevenção de queda nos hospitais brasileiros é de 34,3%, sendo a subnotificação uma realidade constante.

A médica Dra. Fernanda Pimentel, Diretora Médica da Baxter na América Latina, passa algumas recomendações para prevenir as quedas com medidas simples no cotidiano.

  1. Adapte o ambiente

“Evitar tapetes soltos, fios pelo caminho e móveis mal posicionados já reduz muito o risco de quedas. Instalar barras de apoio em corredores e banheiros e manter o ambiente bem iluminado, especialmente à noite, são cuidados indispensáveis”, recomenda a médica.

  1. Incentive a prática de atividades físicas

De acordo com a profissional, exercícios como caminhadas, alongamento, yoga ou musculação ajudam a melhorar o equilíbrio, a flexibilidade e a força muscular, o que pode aumentar a autonomia e consequentemente, prevenir quedas.

  1. Revise medicamentos regularmente

“Alguns remédios podem causar tontura ou sonolência, principalmente em idosos. Por isso, é importante manter consultas periódicas e revisar a medicação, ajustando doses e combinações sempre que necessário”, explica Dra. Fernanda.

  1. Faça check-ups de visão e audição

A médica reforça que alterações na visão e na audição são fatores de risco importantes para quedas, pois comprometem a percepção do ambiente. “Manter os exames em dia é fundamental para garantir a segurança e diminuir riscos”, orienta.

  1. Recursos tecnológicos como aliados

É importante reforçar que o risco de queda não é restrito ao ambiente domiciliar. Nos hospitais, em geral, programas de prevenção tem maior probabilidade de ser implementado e sustentado com sucesso quando as iniciativas são compatíveis com as prioridades da organização e o que é melhor para cada paciente. O foco principal é reduzir dano por queda e mitigar as chances deste incidente ocorrer durante a hospitalização.
Neste caso, as tecnologias podem ser aliadas. Muitos hospitais já contam com camas modernas, com recursos de segurança e alarmes integrados que podem fazer a diferença para a prevenção de quedas em pacientes idosos em recuperação ou internados. “Esses equipamentos ajudam a reduzir os riscos e proporcionam mais tranquilidade tanto para os idosos quanto para os cuidadores”, completa a médica. 

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...