Ação do Detran-SP já recolheu 13 vans escolares em Rio das Pedras

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em conjunto com a Polícia Militar, realizou cinco ações de fiscalização de vans escolares na porta de escolas municipais. Até o momento as operações, que começaram em abril, recolheram 13 veículos que foram levados ao pátio por apresentar mau estado de conservação ou pelos condutores não possuírem autorização para condução escolar. A Polícia Militar informou ainda que alguns veículos passaram por adulteração das características originais referente a quantidade de assentos.

A maior parte dos veículos apreendidos atendem ao transporte de alunos que moram na zona rural de Rio das Pedras. De acordo com o edital de licitação a qual a empresa foi contratada pela Prefeitura, devem ser utilizados veículos de transporte de passageiros compatíveis com a quantidade de alunos a serem transportados, de acordo com as rotas, horários e quilometragem e número de escolas, a ser fornecido pelo servidor responsável do transporte escolar.

 

O que diz a Prefeitura

Em resposta ao questionamento feito pela reportagem do jornal O Verdadeiro, o Departamento de Comunicação da Prefeitura se limitou informar que a Secretaria de Educação tem feito reuniões periódicas com os responsáveis da empresa para solicitar que sejam reparados os problemas apresentados.

 

Objetivo da ação

O objetivo do Detran-SP é promover ações de fiscalização para verificar as condições dos veículos que atuam no transporte escolar. “A premissa é a preservação de vidas, além de resguardar que veículos e condutores estejam atuando de acordo com as leis de trânsito. Os condutores devem possuir autorização obrigatória para condução de veículo escolar, realizar vistoria semestral de segurança nos veículos, estar com o exame toxicológico dentro do prazo de validade e possuir a CNH na categoria D ou E, além de ter realizado o curso para condução de vans escolares”, explica a nota do departamento estadual encaminhada ao jornal O Verdadeiro.

Para não serem autuados, os condutores escolares devem realizar o curso e estar com vistoria vigente, além da autorização para condução escolar tanto para o motorista como para o veículo. Essas autorizações podem ser obtidas gratuitamente por meio de solicitação no sistema SEI, mais orientações seguem nesse passo-a-passo para o condutor e sobre o veículo.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...