Ação do Detran-SP já recolheu 13 vans escolares em Rio das Pedras

O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), em conjunto com a Polícia Militar, realizou cinco ações de fiscalização de vans escolares na porta de escolas municipais. Até o momento as operações, que começaram em abril, recolheram 13 veículos que foram levados ao pátio por apresentar mau estado de conservação ou pelos condutores não possuírem autorização para condução escolar. A Polícia Militar informou ainda que alguns veículos passaram por adulteração das características originais referente a quantidade de assentos.

A maior parte dos veículos apreendidos atendem ao transporte de alunos que moram na zona rural de Rio das Pedras. De acordo com o edital de licitação a qual a empresa foi contratada pela Prefeitura, devem ser utilizados veículos de transporte de passageiros compatíveis com a quantidade de alunos a serem transportados, de acordo com as rotas, horários e quilometragem e número de escolas, a ser fornecido pelo servidor responsável do transporte escolar.

 

O que diz a Prefeitura

Em resposta ao questionamento feito pela reportagem do jornal O Verdadeiro, o Departamento de Comunicação da Prefeitura se limitou informar que a Secretaria de Educação tem feito reuniões periódicas com os responsáveis da empresa para solicitar que sejam reparados os problemas apresentados.

 

Objetivo da ação

O objetivo do Detran-SP é promover ações de fiscalização para verificar as condições dos veículos que atuam no transporte escolar. “A premissa é a preservação de vidas, além de resguardar que veículos e condutores estejam atuando de acordo com as leis de trânsito. Os condutores devem possuir autorização obrigatória para condução de veículo escolar, realizar vistoria semestral de segurança nos veículos, estar com o exame toxicológico dentro do prazo de validade e possuir a CNH na categoria D ou E, além de ter realizado o curso para condução de vans escolares”, explica a nota do departamento estadual encaminhada ao jornal O Verdadeiro.

Para não serem autuados, os condutores escolares devem realizar o curso e estar com vistoria vigente, além da autorização para condução escolar tanto para o motorista como para o veículo. Essas autorizações podem ser obtidas gratuitamente por meio de solicitação no sistema SEI, mais orientações seguem nesse passo-a-passo para o condutor e sobre o veículo.

Compartilhe:

Premiada na capoeira e na dança a rio-pedrense Thayane Bezerra conquista bolsa na Alemanha01

Premiada na capoeira e na dança, a rio-pedrense Thayane Bezerra conquista bolsa na Alemanha

Determinada, talentosa e apaixonada pela dança, Thayane Bezerra tem trilhado uma trajetória marcada por superação e conquistas. Recentemente premiada em duas competições — conquistando o 3º lugar na capoeira e o 1º lugar em dança, com direito a uma bolsa para o Tanzolymp, festival internacional em Berlim — a jovem...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Chuva de moções Se São Pedro não manda chuva para Rio das Pedras e região há algum tempo, os vereadores têm feito chover moções na Câmara Municipal. Só este ano, até a segunda semana de setembro, já foram apresentadas 106 moções, entre congratulações e aplausos, de pesar e outros. Em...
CursoContabilidadeComercio

Semana pedagógica do Curso Técnico de Contabilidade tem palestras abertas ao público

A coordenação do Curso Técnico de Contabilidade, realizado na Escola Municipal Contador Waldomiro Domingos Justolim (Escola do Comércio), irá promover a semana pedagógica com atividades voltadas aos estudantes e público interessado. “Faremos alguns dias de atividades pedagógicas e culturais para os alunos com a intenção de inseri-los em temas relevantes e atuais”,...