Estado de Emergência: Piracicaba prepara decreto devido ao aumento de casos de gripe em crianças

Mother comforting her sad daughter while sitting in waiting room in the hospital and wearing protective face masks.

A Prefeitura de Piracicaba trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, em crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, medidas como essa foram tomadas em diversos municípios de porte igual ao de Piracicaba, entre eles Porto Alegre/RS. A ação, além de emitir alerta à população, permite ao município a adoção de ações de resposta de forma mais ágil e eficaz.

De acordo com a Pasta, o aumento de casos se dá pela circulação de vírus comuns nessa época de mudança de temperatura, como Covid-19 e Influenza, inclusive H1N1, mas, principalmente do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja incidência é maior nas crianças.

De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, há 13 crianças aguardando vagas de enfermaria e 2 aguardando vaga de UTI em Piracicaba.

A pedido da Secretaria de Saúde, os hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e a Santa Casa de Piracicaba, imediatamente, ampliaram a oferta de leitos para o atendimento à SRAG, disponibilizando mais 17 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento às crianças com SRAG, divididos em enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.

A Prefeitura tem monitorado a situação e está tomando as medidas necessárias para seguir fornecendo a melhor estrutura possível à população.

O médico, vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco destaca a importância de que nesse momento, principalmente as crianças, evitem aglomerações. “O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”, ressalta.

O prefeito Helinho, eu e toda a secretaria estamos nos mobilizando para buscar garantir os atendimentos aos pacientes e para isso não tem outro caminho que não seja a decretação do estado de emergência, medida essa que já deve acontecer na próxima semana”, completa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Compartilhe:

InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...
Volta às aulas na rede municipal começa dia 4 mas sem kits escolares e uniformes

Volta às aulas na rede municipal começa dia 4, mas sem kits escolares e uniformes

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tem início marcado para o dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 instituições de ensino, entre escolas e creches. Em busca de informações detalhadas sobre a preparação das unidades para o...