Estado de Emergência: Piracicaba prepara decreto devido ao aumento de casos de gripe em crianças

Mother comforting her sad daughter while sitting in waiting room in the hospital and wearing protective face masks.

A Prefeitura de Piracicaba trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, em crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, medidas como essa foram tomadas em diversos municípios de porte igual ao de Piracicaba, entre eles Porto Alegre/RS. A ação, além de emitir alerta à população, permite ao município a adoção de ações de resposta de forma mais ágil e eficaz.

De acordo com a Pasta, o aumento de casos se dá pela circulação de vírus comuns nessa época de mudança de temperatura, como Covid-19 e Influenza, inclusive H1N1, mas, principalmente do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja incidência é maior nas crianças.

De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, há 13 crianças aguardando vagas de enfermaria e 2 aguardando vaga de UTI em Piracicaba.

A pedido da Secretaria de Saúde, os hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e a Santa Casa de Piracicaba, imediatamente, ampliaram a oferta de leitos para o atendimento à SRAG, disponibilizando mais 17 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento às crianças com SRAG, divididos em enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.

A Prefeitura tem monitorado a situação e está tomando as medidas necessárias para seguir fornecendo a melhor estrutura possível à população.

O médico, vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco destaca a importância de que nesse momento, principalmente as crianças, evitem aglomerações. “O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”, ressalta.

O prefeito Helinho, eu e toda a secretaria estamos nos mobilizando para buscar garantir os atendimentos aos pacientes e para isso não tem outro caminho que não seja a decretação do estado de emergência, medida essa que já deve acontecer na próxima semana”, completa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...