Carlo Defavari é nomeado secretário de Obras; primeiros nomes são anunciados

Empossado no dia 1º de janeiro para seu quarto mandato, o prefeito Marcos Buzetto esperou uma semana para nomear os primeiros secretários. Nesta sexta-feira (10), foram publicadas em Diário Oficial as portarias – com data de 7 de janeiro – para os responsáveis de dez secretários.
Antes disso, no dia 2 de janeiro, o chefe do Executivo nomeou seu filho Marcos Buzetto Júnior para o cargo de Chefe de Gabinete do Prefeito. Antes, Júnior ocupava o cargo de diretor responsável da Câmara de Vereadores.
Entre os secretários, alguns nomes foram exonerados no dia 3 de janeiro e retornaram ao cargo de origem. Outros trocaram de pasta. O nome que mais chama atenção é do ex-prefeito Carlos Defavari, que foi nomeado secretário de Obas. Defavari foi adversário de Buzetto nas eleições de 2020 e apoiou a reeleição do candidato do Republicanos em 2024.

Sem mudanças
Os secretários que continuam nas mesmas pastas são Rafael Bonassa (Meio Ambiente e Marcelo Teles (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Daniel Gonçalves, que acumulou as pastas de Saúde e Educação no final da gestão 2021-2024, agora fica como responsável apenas da Secretaria da Saúde.

Dança das cadeiras
Outros nomes que assumiram secretarias estavam em outras pastas até o ano passado. Zé Ferreira, que estava na Secretaria de Cultural e Turismo, assumiu a Secretaria de Educação. Thaiza Merloto, antes da Gestão Administrativa, Recursos Humanos e Trânsito, agora está como responsável pela Secretaria de Planejamento e Gestão Financeira.
Eurice Amaral Júnior, marido da vereadora Ana Paula Taranto, foi nomeado secretário de Gestão Administrativa, Recursos Humanos e Trânsito. Antes, entre 2021 e 2024, esteve à frente da pasta de finanças. Davi Costa, antes secretário de Governo, agora é o secretário de Cultura e Turismo.
Exonerados antes das eleições municipais para concorrer ao cargo de vereador, voltam ao governo Joba Gonçalves e Cibele Mussin. Joba, que esteve como secretário de Saúde, agora assume a Secretaria de Governo. Cibele Mussin, que esteve como diretora de Ação Social, foi nomeada secretária de Esportes e Lazer.

Câmara de Vereadores
Dois cargos em comissão também foram nomeados pelo presidente da Câmara de Vereadores, Emerson Vieira. Érica Araujo Biffe está nomeada como Diretora da Coordenação Legislativa e o advogado André Fraga Degaspari como Assessor Parlamentar da Mesa Diretora.

Compartilhe:

InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...
Volta às aulas na rede municipal começa dia 4 mas sem kits escolares e uniformes

Volta às aulas na rede municipal começa dia 4, mas sem kits escolares e uniformes

O ano letivo de 2026 na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tem início marcado para o dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 instituições de ensino, entre escolas e creches. Em busca de informações detalhadas sobre a preparação das unidades para o...