Moradores do Bom Jardim reclamam de escorpiões e aranhas

Moradores próximas da Rua Agostino Petrini encaminharam reclamação ao jornal O Verdadeiro a respeito do surgimento de baratas, aranhas e escorpiões. De acordo com vizinhos, há uma residência com acúmulo de entulho e material reciclável, que propicia o surgimento de animais peçonhentos.

Em busca de solução, os moradores chegaram a procurar a Prefeitura e Vigilância Sanitária, sem o devido acolhimento da denúncia. “Nós fomos a Prefeitura e lá nos falaram que seria preciso abrir um protocolo, mas eu teria que me identificar. Porém, não queremos nos identificar por medo de represálias. Fomos na Vigilância Sanitária e nos foi dito que não tinha carro para ir até o local. A mulher (funcionária) estava assistindo novela e quase não nos deu atenção. Deixei os escorpiões que recolhi em um pote lá na Vigilância. Falei com um vereador, que orientou a fazer um boletim de ocorrência. Mas não queremos nos expor, pois eles (moradores da casa com entulho) já arrumaram confusão com a vizinhança. Então, as autoridades não fazem nada. Enquanto isso a minha filha não pode nem brincar no quintal”, conta um morador vizinho.

De acordo com outro morador, a situação se arrasta há 4 anos. “Antes era pior, não dava nem para enxergar a casa. Se vir alguma autoridade aqui, eles não enfrentam. Aí eles falam que vão limpar e depois que vai embora (as autoridades), eles não limpam e jogam mais lixo ainda.”
Só em janeiro, em uma das casas vizinhas foram encontrados cinco escorpiões grandes, além de vários pequenos, e cerca de dez aranhas armadeiras grandes.

“Não queremos prejudicar ninguém, apenas queremos ter tranquilidade para ficar em casa sem a preocupação de aparecer escorpiões e aranhas que podem machucar nossas crianças”, completou uma moradora.

Questionada, a Prefeitura informou que o Departamento de Meio Ambiente não recebeu nenhuma notificação sobre o assunto. “O acúmulo de resíduos em residências é uma questão de saúde pública, cabendo a intervenção da Vigilância Sanitária e Epidemiológica”, diz a nota sem informar se será feita uma vistoria no local.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...