Muro do cemitério cai após chuvas de janeiro

O Cemitério Municipal de Rio das Pedras segue sofrendo com a falta de atenção do poder público. Após ter o ossário superlotado e com ossos empilhados, furto de peças de bronze e outros metais, nesta semana o muro de divisa com a antiga Garagem Municipal caiu após as chuvas do último final de semana.
Os tijolos caíram sobre as caixas d’água do lavador da garagem, deixando a água limpa e parada exposta, podendo tornar o local criadouro do mosquito da dengue. Os tijolos seguem espalhados.

Na parte do cemitério, a calçada e terra junto aos túmulos estão cedendo para o lado da garagem. Com isso, até mesmo os caixões podem ser levados em caso de novas chuvas fortes. A cruz de concreto de um dos jazigos foi quebrada ao meio com a queda do muro.

Questionada, a Prefeitura informou que faria a avaliação dos danos da queda do muro para que se comece a reconstrução.
Em 2021, o muro da entrada do cemitério caiu, também em virtude de fortes chuvas. A reconstrução ocorreu quase um ano após a queda, próximo ao dia de finados, quando o local recebe grande número de visitantes.

A iminente queda do muro foi alvo de discussões, inclusive na Câmara Municipal. Em uma das sessões ordinárias, o vereador Zé do Paulo alertou para o risco do muro cair. Na ocasião, disse que parte do muro próximo a esquina da Rua Moraes Barros com a Avenida Adhemar de Barros estava torto. O trecho do muro que caiu nesta semana fica no lado oposto do cemitério.

Outras situações
– O ossário com sacos empilhados em um pequeno quarto já foi alvo de matérias no Jornal O Verdadeiro. A Administração Municipal se comprometeu a construir um novo e amplo espaço até novembro de 2022. Contudo, 22 meses depois da primeira reportagem sobre o assunto, nada foi feito até o momento.
– O furto de itens metálicos no cemitério tem sido constante. Há anos que peças em bronze e outros materiais são furtados. São molduras de fotos, placas de identificação, esculturas, ornamentos e vasos, além de puxadores foram levados. O acesso por meliantes é facilitado pelo muro baixo e falta de câmeras de monitoramento.
– O cemitério passou três anos sem passar por dedetização. De acordo com empresas especializadas do setor, a orientação é para que o trabalho seja feito a cada seis meses. Isso porque o cemitério é local propício para a proliferação de baratas, escorpiões e mosquitos transmissores da dengue. Passado esse longo período, a Secretaria da Saúde realizou dedetização no final de 2023.
– Sem produtos adequados para a eliminação de mato, que cresce por entre as frestas das calçadas e pedras portuguesas do calçamento, a retirada da vegetação é feita manualmente por funcionários que atuam no cemitério municipal.

Compartilhe:

Guarda Municipal inicia arrecadação para a terceira edição do Natal Solidário

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras iniciou a arrecadação de brinquedos para promover a terceira edição do Natal Solidário, com a campanha “Doe um brinquedo e faça uma criança feliz”. Para isso, já foram espalhadas pela cidade mais de 110 caixas em pontos de arrecadação por todos os...
Novembro Azul4 Leandro Penatti promove noite de palestras sobre a saúde do homem05

Novembro Azul: Leandro Penatti promove noite de palestras sobre a saúde do homem

Em alusão à campanha Novembro Azul, o vereador Leandro Penatti promoveu uma noite de palestras na Câmara Municipal de Rio das Pedras dedicada à conscientização sobre a saúde do homem e à prevenção do câncer de próstata. O evento reuniu dezenas de participantes e contou com as palestras do médico...
Paixão de Cristo mais uma vez emociona público01

Lançamento da Paixão de Cristo 2026 será nesta quarta (5), na Câmara

Foto: Del Rodrigues/ Arte: Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras O Grupo Teatral Paixão de Cristo de Rio das Pedras fará o lançamento da encenação que revive a vida e paixão de Jesus Cristo para 2026. Este primeiro encontro será realizado na quarta-feira...