Paciente aguarda por angioplastia desde setembro

Uma paciente da Rede Municipal de Saúde aguarda desde setembro de 2023 por um agendamento para realizar angioplastia. A senhora, de 65 anos, passou por cateterismo, que constatou duas artérias entupidas. Além do risco iminente de infarto, é preciso passar pelo procedimento no coração para que realize uma cirurgia de catarata.

“Estou em cima da Secretaria da Saúde para saber a respeito do agendamento do procedimento para minha mãe. Cada hora é uma resposta. Ela precisa fazer a angioplastia para fazer uma cirurgia de catarata. Entre a cirurgia de um olho e do outro foram descobertas as veias entupidas”, conta a filha da paciente, que pediu para que não fossem identificadas por medo de represálias.

A reportagem do Jornal O Verdadeiro questionou ao secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, a respeito do agendamento do procedimento e qual o motivo da demora. Como resposta, Joaldo se limitou a informar que para realizar o procedimento de angioplastia o município depende do Governo do Estado.

A reportagem do Verdadeiro então buscou informações junto à Secretaria Estadual da Saúde. A resposta foi de que o município não solicitou qualquer procedimento para a paciente.
“A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informa que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente V.L.E.Z. A inserção de pacientes na regulação estadual é realizada pelos municípios ou unidades de origem, que também são responsáveis pela definição de prioridade dos casos e por atualizar constantemente o seu quadro clínico no sistema, bem como mantê-lo assistido e estável previamente, além de providenciar transporte adequado para deslocamento seguro quando a transferência é necessária”, informou a nota do Governo Estadual.

Questionado novamente, Joaldo Gonçalves afirmou estar aguardando um retorno e justificou a demora da resposta por conta de picos de energia na unidade de saúde quando foi questionado, no dia 18 de janeiro. Nesta quarta-feira (24), o secretário municipal da Saúde voltou a ser questionado mas, até o fechamento desta edição, não respondeu à reportagem do Verdadeiro.
“Eu fui à Secretaria da Saúde e me informaram que a solicitação já havia sido encaminhada. Nós que somos do povo estamos revoltados com essa Prefeitura”, finaliza a filha da paciente.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...