Paciente aguarda por angioplastia desde setembro

Paciente aguarda por angioplastia desde setembro

Uma paciente da Rede Municipal de Saúde aguarda desde setembro de 2023 por um agendamento para realizar angioplastia. A senhora, de 65 anos, passou por cateterismo, que constatou duas artérias entupidas. Além do risco iminente de infarto, é preciso passar pelo procedimento no coração para que realize uma cirurgia de catarata.

“Estou em cima da Secretaria da Saúde para saber a respeito do agendamento do procedimento para minha mãe. Cada hora é uma resposta. Ela precisa fazer a angioplastia para fazer uma cirurgia de catarata. Entre a cirurgia de um olho e do outro foram descobertas as veias entupidas”, conta a filha da paciente, que pediu para que não fossem identificadas por medo de represálias.

A reportagem do Jornal O Verdadeiro questionou ao secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, a respeito do agendamento do procedimento e qual o motivo da demora. Como resposta, Joaldo se limitou a informar que para realizar o procedimento de angioplastia o município depende do Governo do Estado.

A reportagem do Verdadeiro então buscou informações junto à Secretaria Estadual da Saúde. A resposta foi de que o município não solicitou qualquer procedimento para a paciente.
“A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informa que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente V.L.E.Z. A inserção de pacientes na regulação estadual é realizada pelos municípios ou unidades de origem, que também são responsáveis pela definição de prioridade dos casos e por atualizar constantemente o seu quadro clínico no sistema, bem como mantê-lo assistido e estável previamente, além de providenciar transporte adequado para deslocamento seguro quando a transferência é necessária”, informou a nota do Governo Estadual.

Questionado novamente, Joaldo Gonçalves afirmou estar aguardando um retorno e justificou a demora da resposta por conta de picos de energia na unidade de saúde quando foi questionado, no dia 18 de janeiro. Nesta quarta-feira (24), o secretário municipal da Saúde voltou a ser questionado mas, até o fechamento desta edição, não respondeu à reportagem do Verdadeiro.
“Eu fui à Secretaria da Saúde e me informaram que a solicitação já havia sido encaminhada. Nós que somos do povo estamos revoltados com essa Prefeitura”, finaliza a filha da paciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas