Vanessa Botam entrega moção de aplausos aos Veteranos de Rio das Pedras

A noite de quarta-feira (6) foi de reconhecimento e homenagem na Câmara de Vereadores. Vanessa Botam entregou a Moção de Congratulações e Aplausos ao Clube dos Veteranos de Rio das Pedras pelos 34 anos de fundação e por 20 anos da criação do clube, onde um grande número de rio-pedrenses se reúne para a prática esportiva, promover a socialização e integração das famílias.

Entre os motivos que levaram a parlamentar a homenagear o grupo foi a promoção de lazer e diversão aos rio-pedrenses, como quando trouxe jogar no Estádio Municipal Massud Coury sete ex-jogadores da Seleção Brasileira como Dadá Maravilha e Sérgio Maluco. Também jogaram no Campão, à convite dos Veteranos, lendas da Academia de Futebol do Palmeiras da década de 1960 como Leivinha e Edu Bala.

O principal requisito para fazer parte dos Veteranos de Rio das Pedras não é ser bom jogador e sim ter disciplina e caráter, tendo como premissa respeitar para ser respeitado, dentro e fora do clube. “Ser gente”, como diz a placa que marca a inauguração do clube.

“Para quem me conhece sabe o quanto eu gosto do esporte. Eu digo sempre que se você tem uma família com base nos princípios, vocês irão criar filhos com princípios, caráter e respeito. O Pedro Defavari foi o fundador dos Veteranos e a base para a criação do grupo, dessa família. Qual o lazer que Rio das Pedras tem? Todos amam futebol e o Pedro trouxe diversão para o povo rio-pedrense, com jogadores profissionais. Quantas ações sociais os veteranos fizeram. Hoje faz 11 anos que faço parte de um projeto social. Vejo aqui um pai de uma das minhas atletas, o Gilvan Porquinho, que acompanha os jogos da filha. Temos 300 alunos na ação social e vejo o quão gratificante é para o Pedro, o que ele sente no coração. A pessoa acaba mudando seu jeito de ser, porque vemos o probleminha de cada um e nos envolvemos”, disse Vanessa Botam.

Fernando Guidolim, o Cascudo, atual presidente dos Veteranos, destacou que o grupo se reúne todos os sábados no clube. É a família Veteranos. Vamos para nos divertir, conversar, tomar cerveja. A intuição do Veteranos é o futebol em segundo lugar. Em primeiro lugar é a amizade que temos um com o outro lá dentro. Temos que ser gente em primeiro lugar, como o Dirlei falava. O Pedro é o alicerce dos Veteranos, junto com os demais fundadores. Todos os sábados ele está lá. Eu entrei faz 15 anos e vemos o quanto é difícil manter um clube no dia-a-dia. A estrutura do Veteranos foi muito bem feita, muito bem fundada”, agradeceu Fernando Guidolim, agradecendo a Vanessa Botam pela homenagem. “O que a Vanessa faz hoje pelo esporte, com um mundaréu de gente no ginásio, com as crianças, é muito gratificante para quem está no dia a dia. Ela encontra muitas barreiras e resistência. Parabenizo a Vanessa por esse momento mágico que os Veteranos estão passando hoje”, completou.

Em sua fala, o ideliazador do Veteranos, Pedro Defavari contou como foi o início. “Quando começou os Veteranos eu tinha 30 anos. Fui disputar um campeonato de veteranos em Cerquinho, a convite do Carlinhos Borsato. Nesse ir e vir, pensei em montar o Veteranos na cidade. Escolhemos 17 pessoas para fazer parte da equipe. E tem coisinhas que marcam a vida da gente. Quando cheguei para falar com o Nico se ele queria jogar bola, ele disse: Pedro, eu sou muito ruim de bola, tem mais gente boa de bola. Eu disse que não queria bom de bola, eu queria gente. E está aí.

Hoje somos em 30 pessoas no clube. A união faz a força, faz a diferença. Muito obrigado Vanessa pela atitude”, contou, emocionado, Pedro Defavari.
A vereadora Vanessa Botam destacou também a necessidade de olhar para o futuro. “Além de ter gerações mais antigas, vem vindo as gerações mais novas. Não podemos perder isso, porque uns se vão, mas outros vem vindo. Não sabemos o momento que vamos partir, mas deixamos um legado. Se o Pedro fundou e hoje o Cascudo é o presidente, vocês fazem parte disso porque foram contemplados para estar em um grupo que quer o bem comum. E tenho certeza que vocês também querem o bem estar da sociedade rio-pedrense”, finalizou.

Compartilhe:

Megaoperação para combater esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis cumpre mandados na região — Foto: Receita Federal

Megaoperação contra esquema bilionário do PCC tem alvo em Rio das Pedras

Seis cidades das regiões de Campinas e Piracicaba têm 16 alvos, entre pessoas e empresas, nas três operações simultâneas deflagradas pela Polícia Federal e pela Receita Federal, nesta quinta-feira (28), para desmantelar esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais do PCC ligados ao setor de combustíveis. Um desses alvos,...
CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...