Os Bastidores da Política

VELHAS RAPOSAS
A movimentação política de Rio das Pedras segue agitada. Nesta semana, alguns dos políticos mais conhecidas da cidade se reuniram na Câmara. Bé Cecote, atual presidente da Câmara e vereador pelo segundo mandato, os ex–vereadores – e que já sentaram na cadeira da presidência do legislativo – Piloto Macedo, Sérgio Angeleli e Elizeu Gois, se uniram à Adeildo Silva – articulador político de Marcos Buzeto – e com o ex-vereador e ex vice-prefeito Carlão da Saude para debater a política local. As articulações estão acontecendo, alianças e grupos sendo formados. A luta pela continuidade se intensifica.

Tríade de Carlos
O disputado partido político Republicanos tem novo presidente: Carlos Alberto Pinto, o Carlão da Saúde. Uma aproximação com outro Carlos, o Defavari, indica uma possível candidatura a prefeito. A costura para viabilizar o partido parece ter sido feita por outro Carlos, o Augusto, da OS Argos Brasil, que administra o Hospital São Vicente de Paulo. E toda essa trama indica um propósito: continuar ou voltar ao poder.

PP
Outro partido tem horizontes definidos: o PP. Sob a coordenação de Bé Cecote (PSB), o partido mudou de mãos e sai da gaveta do vice-prefeito Tutinho. A mudança pode evidenciar ainda mais a ruptura entre o grupo do prefeito e do vice. O partido já desenha a composição para formar chapa de vereadores para concorrer a próxima eleição. Há quem diga que até o atual prefeito saia do PSB e migre ao PP para não evidenciar tanto a predileção pela esquerda política.

MDB
Sem PP, Tutinho e seu grupo busca fortalecer laços com a coordenação regional do MDB, partido conquistado há pouco tempo. O presidente rio-pedrense do MDB, Marcelo Teles, se reuniu com o coordenador regional do partido, Orlando Toledo, e com o presidente do MDB de Piracicaba, André Augusti para debater sobre as eleições de 2024. O vice-prefeito Tutinho e o empresário Felipe Pilão participaram da conversa.

Mudança na Saúde
O processo de fritura do secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves – o Joba –, está chegando ao fim. Depois de receber muitas críticas dos vereadores da base do prefeito e de aliados do alto escalão da Prefeitura, Joba deve deixar o cargo. Daniel Gonçalves, secretário da Educação, deve acumular o cargo e se tornar o supersecretário da atual gestão. O sentimento de traição paira sobre os corredores da Saúde.

Segurança ou desconfiança?
Foram instaladas várias câmeras de monitoramento na Prefeitura de Rio das Pedras. A justificativa é pela segurança, mas a percepção é que o propósito seja para acompanhar possíveis conversas que desagradem a atual administração. Há quem diga que existem até mesmo câmeras escondidas para ver e ouvir conversas.

Amizade, apesar da política
Que a política é um jogo de interesses, isso ninguém nega. Infelizmente a luta pelo poder gira em torno do benefício próprio e não do bem comum de quem vota. Mas, apesar dos interesses, existe sim amizade dentro da política e a conversa é sempre saudável. A política é a arte de negociar, mas a amizade ainda pode prevalecer.

Amigos do rei
Por falar em conversas, alguns aliados da atual administração conversam com uma possível oposição. O medo de estabelecer contato é quanto a perda de emprego ou o cancelamento da contratação da prestação de serviços. Só quem é amigo do rei que tem benefícios garantidos. Mas, será que todos são mesmo amigos do rei? Será que todos defenderão a coroa até o final da batalha?

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...