Os Bastidores da Política

Os Bastidores da Política

VELHAS RAPOSAS
A movimentação política de Rio das Pedras segue agitada. Nesta semana, alguns dos políticos mais conhecidas da cidade se reuniram na Câmara. Bé Cecote, atual presidente da Câmara e vereador pelo segundo mandato, os ex–vereadores – e que já sentaram na cadeira da presidência do legislativo – Piloto Macedo, Sérgio Angeleli e Elizeu Gois, se uniram à Adeildo Silva – articulador político de Marcos Buzeto – e com o ex-vereador e ex vice-prefeito Carlão da Saude para debater a política local. As articulações estão acontecendo, alianças e grupos sendo formados. A luta pela continuidade se intensifica.

Tríade de Carlos
O disputado partido político Republicanos tem novo presidente: Carlos Alberto Pinto, o Carlão da Saúde. Uma aproximação com outro Carlos, o Defavari, indica uma possível candidatura a prefeito. A costura para viabilizar o partido parece ter sido feita por outro Carlos, o Augusto, da OS Argos Brasil, que administra o Hospital São Vicente de Paulo. E toda essa trama indica um propósito: continuar ou voltar ao poder.

PP
Outro partido tem horizontes definidos: o PP. Sob a coordenação de Bé Cecote (PSB), o partido mudou de mãos e sai da gaveta do vice-prefeito Tutinho. A mudança pode evidenciar ainda mais a ruptura entre o grupo do prefeito e do vice. O partido já desenha a composição para formar chapa de vereadores para concorrer a próxima eleição. Há quem diga que até o atual prefeito saia do PSB e migre ao PP para não evidenciar tanto a predileção pela esquerda política.

MDB
Sem PP, Tutinho e seu grupo busca fortalecer laços com a coordenação regional do MDB, partido conquistado há pouco tempo. O presidente rio-pedrense do MDB, Marcelo Teles, se reuniu com o coordenador regional do partido, Orlando Toledo, e com o presidente do MDB de Piracicaba, André Augusti para debater sobre as eleições de 2024. O vice-prefeito Tutinho e o empresário Felipe Pilão participaram da conversa.

Mudança na Saúde
O processo de fritura do secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves – o Joba –, está chegando ao fim. Depois de receber muitas críticas dos vereadores da base do prefeito e de aliados do alto escalão da Prefeitura, Joba deve deixar o cargo. Daniel Gonçalves, secretário da Educação, deve acumular o cargo e se tornar o supersecretário da atual gestão. O sentimento de traição paira sobre os corredores da Saúde.

Segurança ou desconfiança?
Foram instaladas várias câmeras de monitoramento na Prefeitura de Rio das Pedras. A justificativa é pela segurança, mas a percepção é que o propósito seja para acompanhar possíveis conversas que desagradem a atual administração. Há quem diga que existem até mesmo câmeras escondidas para ver e ouvir conversas.

Amizade, apesar da política
Que a política é um jogo de interesses, isso ninguém nega. Infelizmente a luta pelo poder gira em torno do benefício próprio e não do bem comum de quem vota. Mas, apesar dos interesses, existe sim amizade dentro da política e a conversa é sempre saudável. A política é a arte de negociar, mas a amizade ainda pode prevalecer.

Amigos do rei
Por falar em conversas, alguns aliados da atual administração conversam com uma possível oposição. O medo de estabelecer contato é quanto a perda de emprego ou o cancelamento da contratação da prestação de serviços. Só quem é amigo do rei que tem benefícios garantidos. Mas, será que todos são mesmo amigos do rei? Será que todos defenderão a coroa até o final da batalha?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas