Nunca será somente futebol…


Luiz Tarantini

Olá alvinegros apostólicos romanos, sejam todos muito bem vindos ao nosso espaço semanal, independente, livre, leve e solto aonde a democracia e pluralidade de opiniões sempre será nosso foco principal.

Nesta semana tivemos a prova concreta de que está frase antiga do título desta coluna é muito assertiva para todas as gerações até os dias atuais, o futebol nos proporciona momentos únicos com fatos isolados ou em massa que renovam as esperanças em dias melhores para o esporte que é ainda o mais popular do mundo.

No domingo passado dia 12/12, aconteceu no estádio Barão de Serra Negra em Piracicaba um evento festivo para a comemoração dos dez anos do título do XV de Piracicaba pela série A2 do campeonato paulista. Marlon Tadeu Ferreira convidou seus antigos companheiros para uma simples partida comemorativa, mas o negócio tomou uma proporção imensa, aonde mais de noventa atletas desfilaram seu futebol em duas partidas reunindo os veteranos do Nhô-Quim, campeões brasileiros da série C de 1995, amigos do “Seca Litro” e os campeões do Nhô-Quim de 2011.

Decidiu-se então que o torcedor poderia participar doando um quilo de alimento não perecível e foi arrecadada meia tonelada que transformados em cestas básicas vão fazer o natal de mais de cento e cinquenta famílias cadastradas no projeto “Cristificar” muito mais alegre. Homenagens a personalidades que contribuíram para o crescimento do alvinegro piracicabano também foram entregues, Renato Bonfíglio, Adilson Maluf, Luis Beltrame, André Ferreira, Fernando Galvão, Lili e muitos outros  foram lembrados, mas  a homenagem principal ficou reservada a Paulo Moraes, que dedicou parte de sua vida ao XV e marcou uma época com sua personalidade forte e sincera. A homenagem foi entregue a seu filho “Jubão” e família com todos os atletas reunidos batendo palmas, chorando e enaltecendo o nome do amigo, isso é só futebol??

Na grande final da copa do Brasil, os atléticos mineiro e paranaense se enfrentaram nesta quarta feira 15/12 na arena Curitiba,  os mineiros que já tinham uma grande vantagem, pois venceram o primeiro confronto em minas pelo placar de 4×0, mais uma vez, mesmo  fora de casa venceram  com sobras pelo placar final de 2×0 que somados no agregado acabou 6×0 para o Galo mineiro.

O que surpreendeu a todos foi a reação da torcida do furacão, que até meados do segundo tempo sofriam nas arquibancadas vendo seus atletas sem nenhum poder de reação, totalmente dominados pela excelente equipe mineira, ai começou a magia do futebol, inexplicavelmente os torcedores paranaenses começaram a entoar cânticos de torcida e a fazer uma linda e inesquecível festa para seus jogadores, reconhecendo a superioridade do adversário e comemorando a temporada que foi muito satisfatória para o furacão com o título da copa sul-americana.

Os jogadores rubro-negros não deixaram por menos, e ao final da partida enquanto os jogadores do time mineiro comemoravam o título da competição de um lado, do outro os atletas do furacão comemoravam com a torcida a temporada vitoriosa que o Atlético construiu ao longo do ano, uma cena que emocionou a todos os presentes até mesmo o mais badalado jogador brasileiro da temporada o incrível Hulk, se rendeu ao amor puro da torcida paranaense com seu time e fez uma referência a tal postura e atitude em sua entrevista ao final.

Que sirva de exemplo para os outros noventa e nove por cento de clubes do Brasil e do mundo, que nas derrotas saem disparando críticas e procurando culpados. Que o nosso futebol possa voltar a ser a referência alegre e de qualidade técnica que encantou o mundo ao ponto de uma equipe brasileira, falamos do Santos de Pelé, parar uma guerra, então jamais  devemos ser os protagonistas do início de outras!

“Nunca foi e nem será somente futebol”

Compartilhe:

CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

13 homens e um novo segredo Rodou por grupos de WhatsApp uma foto com 13 figuras proeminentes na política rio-pedrense, reunidos aparentemente para um almoço em um pesqueiro da região, com mesa farta. Estavam Dim Bonassa, Adeildo Silva, Bé Cecote, Carlão da Saúde, Rafael Bonassa, Fábio Petrini, Marcelo Teles, Tutinho,...