SAAE volta a ampliar racionamento; moradores reclamam de água suja

A crise hídrica que Rio das Pedras atravessa não tem precedentes, assim como a extensão do período de racionamento. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) anunciou mais uma prorrogação do período de interrupção no fornecimento de água, passando de 10 para 13 horas diárias – das 5 às 18 horas.

O racionamento teve início no dia 4 de maio, inicialmente com o fornecimento de água interrompido entre 12h e 18h. No final de julho o período sem água passou para 8 horas diárias. No dia 13 de agosto esse tempo foi ampliado em mais duas horas e, a partir desta sexta-feira (20) serão 13 horas de torneiras secas.

De acordo com a autarquia, a redução não visa a diminuição no consumo de água e sim que haja mais tempo hábil para encher os reservatórios de água tratada dos bairros de modo a garantir que a água chegue ao máximo de residências a partir das 18 horas. Isso porque, com os níveis mais baixos dos reservatórios, a captação tem sua capacidade reduzida.

Moradores de alguns bairros reclamaram durante a semana que a água tem chegado muito além das 18 horas, conforme anunciado no racionamento. “A água é liberada às 18 horas, mas a água tem o tempo para ser bombeada e percorrer os encanamentos dos bairros. Por isso a demora para chegar água em alguns pontos, pelo tempo entre a liberação da água e a chegada aos reservatórios residenciais”, afirmou o SAAE em nota.

Sem muitas opções para captação de água, uma vez que já foi consumida a água nos reservatórios do Santa Tereza, Souzas, Nativa e Bom Jesus I, o SAAE está captando água de um reservatório próximo a Rodovia do Açúcar. A captação utiliza 5 quilômetros de tubulação até o Santa Tereza, para então ser despejado no “tancão” entre os bairros Bom Jesus e Vitória P. Cezarino (Pombal). Além disso, nesta quinta-feira (19) foi aberto um acesso no tanque da Fazenda Nova Java para disponibilizar mais água para a captação Bom Jesus. A assessoria de imprensa do município informou ainda que na segunda-feira (23) terá início a transposição de água de outro reservatório distante, este a 4,5 quilômetros.

Outra providência tomada pelo SAAE é a perfuração de três poços artesianos. Um começou a ser perfurado na quinta-feira, em área próxima a rotatória da bandeira na Avenida Elias Candido Ayres, no bairro Santa Maria. Outros dois serão perfurados no São Cristóvão, um junto ao reservatório de água da Rua Gerônimo Guilherme Peroza e outro junto a caixa d’água baixa, na rua Aradesco Bianchim. O prazo para a execução de cada poço é de cerca de quatro dias. O objetivo é disponibilizar mais água para os bairros Santa Maria, São Cristóvão, Vila Kennedy e Codespaulo.

Sujeira na água – Durante a semana foram muitos relatos de água suja chegando às torneiras. Diversas fotos e vídeos encheram as redes sociais. “Não tem como lavar louça, não tem como lavar roupa, porque a água, além de vir pouca, ainda está vindo muito suja. Então é uma água que a gente não consome, mas é cobrada do mesmo jeito”, reclama a arquiteta, Virgiliana Modesto em entrevista para a EPTV.

Questionado a respeito da água suja, o SAAE informou que ocorreu um problema pontual, que a situação já foi normalizada. Contudo, não explicou a razão para a água ter chegado suja nas residências. Além disso, até a noite de quinta-feira ocorreram mais relatos de água suja, evidenciando que a situação ainda necessita de atenção por parte da autarquia.

Durante a semana foram muitos relatos de água suja chegando às torneiras. Diversas fotos e vídeos encheram as redes sociais

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Estórias de um reinado Os moradores mais antigos de um reinado não tão distante lembram bem das histórias de um reizinho, que foi deposto e sucedido por um ancião. E que, anos depois, deixou o trono para um boneco recém criado: Marnóquio. Gepeto viu sua criação crescer e se destacar...
Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

Iniciada construção de ciclovia entre Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari

A Prefeitura de Rio das Pedras iniciou a construção da ciclovia paralela à Rodovia Vereador Valério Pedro da Silveira Martins, no trecho entre o Clube de Campo e Portal Pilé Degaspari, no início da Avenida Elias Cândido Ayres. A pista destinada a bicicletas terá cerca de 1,5 quilômetro de extensão,...
Grupo GFR doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

Grupo G.F.R doa mais de 300 kg de alimentos ao Fundo Social após 1º Encontro de Caminhões

O Grupo G.F.R realizou, nesta semana, a entrega de mais de 300 quilos de alimentos ao Fundo de Solidariedade de Rio das Pedras. A arrecadação foi resultado do 1º Encontro de Caminhões da cidade, realizado no dia 14 de setembro. Os alimentos foram coletados junto aos expositores, participantes e empresas...