SAAE volta a ampliar racionamento; moradores reclamam de água suja

SAAE volta a ampliar racionamento; moradores reclamam de água suja

A crise hídrica que Rio das Pedras atravessa não tem precedentes, assim como a extensão do período de racionamento. O SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) anunciou mais uma prorrogação do período de interrupção no fornecimento de água, passando de 10 para 13 horas diárias – das 5 às 18 horas.

O racionamento teve início no dia 4 de maio, inicialmente com o fornecimento de água interrompido entre 12h e 18h. No final de julho o período sem água passou para 8 horas diárias. No dia 13 de agosto esse tempo foi ampliado em mais duas horas e, a partir desta sexta-feira (20) serão 13 horas de torneiras secas.

De acordo com a autarquia, a redução não visa a diminuição no consumo de água e sim que haja mais tempo hábil para encher os reservatórios de água tratada dos bairros de modo a garantir que a água chegue ao máximo de residências a partir das 18 horas. Isso porque, com os níveis mais baixos dos reservatórios, a captação tem sua capacidade reduzida.

Moradores de alguns bairros reclamaram durante a semana que a água tem chegado muito além das 18 horas, conforme anunciado no racionamento. “A água é liberada às 18 horas, mas a água tem o tempo para ser bombeada e percorrer os encanamentos dos bairros. Por isso a demora para chegar água em alguns pontos, pelo tempo entre a liberação da água e a chegada aos reservatórios residenciais”, afirmou o SAAE em nota.

Sem muitas opções para captação de água, uma vez que já foi consumida a água nos reservatórios do Santa Tereza, Souzas, Nativa e Bom Jesus I, o SAAE está captando água de um reservatório próximo a Rodovia do Açúcar. A captação utiliza 5 quilômetros de tubulação até o Santa Tereza, para então ser despejado no “tancão” entre os bairros Bom Jesus e Vitória P. Cezarino (Pombal). Além disso, nesta quinta-feira (19) foi aberto um acesso no tanque da Fazenda Nova Java para disponibilizar mais água para a captação Bom Jesus. A assessoria de imprensa do município informou ainda que na segunda-feira (23) terá início a transposição de água de outro reservatório distante, este a 4,5 quilômetros.

Outra providência tomada pelo SAAE é a perfuração de três poços artesianos. Um começou a ser perfurado na quinta-feira, em área próxima a rotatória da bandeira na Avenida Elias Candido Ayres, no bairro Santa Maria. Outros dois serão perfurados no São Cristóvão, um junto ao reservatório de água da Rua Gerônimo Guilherme Peroza e outro junto a caixa d’água baixa, na rua Aradesco Bianchim. O prazo para a execução de cada poço é de cerca de quatro dias. O objetivo é disponibilizar mais água para os bairros Santa Maria, São Cristóvão, Vila Kennedy e Codespaulo.

Sujeira na água – Durante a semana foram muitos relatos de água suja chegando às torneiras. Diversas fotos e vídeos encheram as redes sociais. “Não tem como lavar louça, não tem como lavar roupa, porque a água, além de vir pouca, ainda está vindo muito suja. Então é uma água que a gente não consome, mas é cobrada do mesmo jeito”, reclama a arquiteta, Virgiliana Modesto em entrevista para a EPTV.

Questionado a respeito da água suja, o SAAE informou que ocorreu um problema pontual, que a situação já foi normalizada. Contudo, não explicou a razão para a água ter chegado suja nas residências. Além disso, até a noite de quinta-feira ocorreram mais relatos de água suja, evidenciando que a situação ainda necessita de atenção por parte da autarquia.

Durante a semana foram muitos relatos de água suja chegando às torneiras. Diversas fotos e vídeos encheram as redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas