Prefeito veta PL de prevenção à violência contra a mulher

O prefeito Marcos Buzetto vetou totalmente o Projeto de Lei (PL) que institui o “Agosto Lilás” em Rio das Pedras. De autoria da vereadora Vanessa Botam, o PL tem o objetivo de combater a violência contra a mulher, trabalhando a conscientização e formas de prevenção. A proposta é que a campanha eja incluída no calendário oficial de eventos de Rio das Pedras. O parecer jurídico do Executivo alega inconstitucionalidade. O veto será discutido e votado entre os vereadores. Caso o veto seja derrubado, o PL se tornará lei mesmo a revelia do prefeito.

De acordo com a parlamentar autora, a proposta é divulgar, conscientizar e sensibilizar a sociedade por meios de ações de mobilização, palestras, debates, encontros, panfletagens, evento e seminários sobre a violência praticada contra a mulher e as formas de prevenção, estabelecendo-se as atividades durante todo o mês de agosto, para o público em geral.

“O objetivo do Projeto é educar a respeito da importância de ações que previnam atos de violência contra a mulher, bem como desenvolver ações efetivas que coíbam tais violências, sejam elas físicas ou psicológicas. O Agosto Lilás não implica em despesas para o município. As ações podem ser desenvolvidas pelas redes sociais do munícipio com a publicação de imagens ou vídeos educativos alertando sobre os tipos de violências praticadas contra a mulher, as formas de denunciar crimes contra a mulher, palestras ou bate papos com autoridades que possam tirar dúvidas quanto a segurança da mulher. São ações que não geram custo ao município, só precisam de trabalho sério e boa vontade”, destacou Vanessa Botam, já tem feito um trabalho de conscientização em suas redes sociais com a divulgação de informações.

De acordo com o veto do prefeito, a iniciativa para elaboração do PL é de competência da Prefeitura, uma vez que cria atribuições ao Poder Executivo. “Não quero crer em machismo por parte da atual administração, mas é nítida a postura contrária as minhas proposituras. Não faço nada por interesse próprio, estou em busca do bem comum para a nossa cidade. Se o motivo do veto é esse, tudo bem, que o prefeito encaminhe à Câmara projeto similar. Não tenho vaidade de ser a autora do PL, minha intenção é promover a segurança para as mulheres de Rio das Pedras”, afirmou a vereadora.

Questionada se o prefeito Marcos Buzetto pretende encaminhar projeto ou realizar ações de prevenção à violência contra a mulher, a Prefeitura não se manifestou.

Violência preocupa – Embora não seja de conhecimento de grande parte da população, a violência contra a mulher está cada vez mais comum em Rio das Pedras. Durante a semana, a vereadora Vanessa Botam esteve reunida com o delegado Dr. Mauro José Arthur para falar sobre o tema.

“Ao mesmo tempo em que fico feliz pelo grande retorno que tive em minhas redes sociais pela iniciativa do Agosto Lilás, fico muito preocupada com a quantidade de mulheres relatando as muitas formas de violência que sofrem diariamente. Estive com o delegado, Dr. Mauro, que contou haver praticamente um Boletim de Ocorrência por dia relacionado a agressão contra a mulher.”

Além dos casos de agressões físicas e verbais, casos mais graves como estupro. De acordo com as ocorrências policiais registradas no primeiro semestre deste ano, ocorreram cinco estupros em Rio das Pedras, sendo quatro deles de vulnerável (quando o ato é praticado com menor de 14 anos ou com alguém que, por enfermidade, substância química ou deficiência mental, não tiver o necessário discernimento para prática do ato).

“Já passou da hora de criarmos uma rede de apoio a essas mulheres que sofrem agressões. Por isso, espero que meus colegas vereadores mantenham seu voto em favor da mulher rio-pedrense quando o veto entrar em pauta para votarmos”, finalizou a vereadora Vanessa Botam.

Vetos derrubados – No primeiro semestre o prefeito Marcos Buzetto vetou quatro projetos elaborados por vereadores. O PL 6, de autoria do vereador Nabuco, estabelece o uso de adesivos de identificação nos veículos oficiais da Prefeitura, com a inscrição na lateral do veículo da “Prefeitura Municipal de Rio das Pedras, uso exclusivo em serviço”, com a identificação da secretaria o departamento responsável. Já o PL 7, autoria de Edison Marconato, Joaquim Afonso, Zé do Paulo e Bé Cecote, concede gratuidade nos transportes públicos, urbano e interurbano, de passageiros às pessoas maiores de 60 anos. De autoria de Max Prestes, o PL 10 institui o programa “Emprego Cidadão” para a população em situação de rua, além de criar o selo “Empresa Cidadã”. Por fim, o PL 11, autoria de Edison Marconato e Max Prestes, autoriza que sejam reservadas vagas de estacionamento para motoristas de aplicativo as três primeiras vagas de estacionamento da Avenida dos Operários no sentido Centro-Bairro para embarque e desembarque de passageiros.

Por entenderem serem projetos de interesse público e não concordar com o veto do Executivo, os vereadores rejeitaram todos os vetos.

De autoria da vereadora Vanessa Botam, o PL tem o objetivo de combater a violência contra a mulher, trabalhando a conscientização e formas de prevenção

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...