Por que é importante a reflexão sobre a independência do Brasil?

É preciso considerar primeiramente, que o homem não vive encerrado no presente, e ao contrário do animal, ele circula no tempo. Valendo-se da memória do passado, ele tem condições de antecipar o futuro, fruto de sua capacidade de sonhar.

Portanto, “é preciso conhecer o passado, entender o presente para acertar no futuro”. Este é o grande propósito de estarmos sempre revendo os acontecimentos significativos do mundo.

Assim, com essa premissa, veremos a importância do ato libertário refletida nos versos de nosso hino da Independência: “já raiou a liberdade no horizonte do Brasil…” Ou “ficar a Pátria livre ou morrer pelo Brasil”.

A Independência do Brasil é um dos fatos mais importantes de nosso país, mas não foi um ato isolado acontecido em 7 de setembro de 1822 e pronto. Nem a luta pela Independência foi aí concluída.

O 7 de setembro de 1822 é o marco mais importante da Independência do Brasil que aconteceu como consequência de um longo processo, produzido e que produziu movimentos na sociedade brasileira. Muitas tentativas ocorreram antes e muitas pessoas lutaram bravamente por este ideal.

Numa breve retrospectiva sobre alguns fatos da história, é possível constatar um conjunto de fatores internos e externos, que alimentaram o movimento.

O sistema colonial estava em crise e a exploração a que o Brasil estava submetido, com a retirada de parte considerável de nossa riqueza para manter a Corte e Portugal, gerava insatisfação e revolta, produzindo movimentos de rebeldia.

Esses movimentos seriam regionais, mas alguns autores consideram que talvez ali já estivesse nascendo a “consciência de ser brasileiro”.

Lembrando alguns desses movimentos no Brasil temos: A Inconfidência Mineira (1789); A Conjuração dos Alfaiates (Bahia 1798); A Revolução de Pernambuco (1817). Considerem-se as ideias da Revolução Francesa, a Revolução Industrial na Inglaterra e o liberalismo da Revolução Americana.

Essa nossa Independência, a luta pela liberdade, foi de autonomia política, e a esperança é que com a reflexão, agucemos nossa percepção, de que a Independência e a Liberdade é uma luta constante e exige perseverança.

Aproximamos-nos da Independência quanto mais nos aproximarmos de uma sociedade mais justa e digna.

A liberdade de um País, de um povo, está associada à democracia e, no nosso Brasil, é um constante embate que precisa do engajamento coletivo, para a construção de uma sociedade mais justa e digna.

Artigo escrito por Carlos Sicca, vereador pelo Partido Verde (PV) em Rio das Pedras

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...