Aplicativo SP Mulher Segura permite fazer boletins de ocorrência e traz botão do pânico; mais um agressor preso nesta semana

Estação Mulher - Ações em homenagem ao dia Internacional da Mulher - Estação Tatuapé 08/03/2024 Foto: Márcia Alves/Metrô SP

O aplicativo SP Mulher Segura, do Governo de São Paulo, é uma ferramenta gratuita que facilita o pedido de ajuda e o acesso a serviços de proteção para vítimas de violência doméstica. Ele faz parte da rede de proteção à mulher do Governo de São Paulo.

O aplicativo SP Mulher Segura permite o registro de boletins de ocorrência 24 horas por dia e foi desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública do Estado. Outro diferencial da ferramenta é o botão do pânico, que pode ser acionado por mulheres com medidas protetivas que precisem de ajuda imediata. O pedido é registrado pela central da Polícia Militar, que envia socorro ao endereço geolocalizado pelo app.

 

Agressor é preso

A Polícia de São Paulo prendeu um homem na terça-feira (24), após descumprir uma medida protetiva e invadir o condomínio onde mora a ex-companheira, na Avenida Santista, em Santos, no litoral de São Paulo. A vítima acionou o botão de emergência do aplicativo SP Mulher Segura assim que percebeu a presença do agressor no local.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito conseguiu acessar o prédio utilizando uma TAG de entrada que ainda possuía. Ele teria feito contato com a vítima por meio do interfone, alegando que queria ver a filha. A mulher, que já possui medida protetiva contra o ex-companheiro, relatou que ele frequentemente comparecia ao local sob efeito de álcool para perturbá-la.

Equipes do 6º Batalhão de Polícia Militar do Interior (6º BPM/I) foram acionadas via Copom e se deslocaram até o endereço com apoio de outras viaturas. Ao chegarem, os policiais localizaram o homem sentado nas escadas do bloco, próximo ao apartamento da vítima. Ele foi imediatamente abordado, retirado do local e conduzido à viatura.

A vítima também foi encaminhada à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Santos, onde a autoridade policial registrou a ocorrência. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça pelo crime de descumprimento de medida protetiva. A mulher manifestou interesse em reforçar as medidas de proteção contra o agressor.

 

Aplicativo amplia proteção

O SP Mulher Segura é uma ferramenta criada pelo Governo de São Paulo para auxiliar mulheres em situação de risco, especialmente aquelas que possuem medida protetiva. Um dos principais recursos é o botão de pânico, que permite acionar rapidamente a Polícia Militar, com envio da localização em tempo real.

Além disso, o aplicativo possibilita o registro de ocorrências sem a necessidade de deslocamento até uma delegacia e reúne informações sobre serviços de apoio, como Delegacias da Mulher e canais especializados de atendimento.

A tecnologia tem se mostrado uma aliada importante na proteção de vítimas, contribuindo para respostas mais rápidas das forças de segurança e maior efetividade no cumprimento de medidas protetivas.

O aplicativo SP Mulher Segura está disponível para dispositivos iOS e Android gratuitamente.

 

Uso do aplicativo SP Mulher Segura

  • Na página inicial, é possível acessar um menu com três opções:
  • Registro de Boletim de Ocorrência de Violência Doméstica contra a Mulher
  • Rede de Proteção
  • SOS – Botão do Pânico

 

O registro do Boletim de Ocorrência permite formalizar e documentar a situação sem que a mulher precise sair de casa, sendo uma alternativa mais segura. É necessário preencher informações básicas, como dados pessoais da vítima, grau de relacionamento com o agressor e quantidade de filhos. O registro é encaminhado diretamente para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

“A criação do aplicativo foi um grande avanço, porque permite que a mulher tenha informações sobre os serviços prestados pelos órgãos públicos em apoio à violência, além do botão do pânico: quando ela tem uma medida protetiva decretada, ela pode acionar o botão do pânico e imediatamente uma viatura será deslocada para o local de risco”, diz Adriana Liporoni, delegada e coordenadora das DDMs.

O botão do pânico permite acionar rapidamente a Polícia Militar em casos de emergência. A localização da vítima é enviada e, se o agressor estiver sendo monitorado por tornozeleira eletrônica, o sistema cruza os dados por georreferenciamento. Se for detectada aproximação, o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) é avisado e uma viatura é despachada para o local.

Para acessar o SP Mulher Segura, é preciso realizar o login com a conta gov. É por lá que se identifica a existência de uma medida protetiva para a mulher.

O aplicativo também reúne links úteis sobre acolhimento e outros serviços disponíveis em diferentes municípios. Entre eles, estão os sites da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo — na aba do protocolo “Não se Cale” e no Portal da Mulher Paulista.

 

Atendimento especializado

No ano passado, uma mulher da cidade de Jarinu, interior de São Paulo, foi ameaçada por um ex-companheiro dentro de sua casa. Logo depois de acionar a Polícia Militar, uma policial mulher da Cabine Lilás assumiu a ocorrência, entrou em contato e orientou a vítima a fazer o download do SP Mulher Segura. Com isso, a vítima conseguiu fazer o registro do Boletim de Ocorrência de forma remota, sem precisar se deslocar até uma unidade policial.

“Primeiro você faz o Boletim de Ocorrência, depois pede a medida protetiva. Uma vez que você tiver medida protetiva contra ele (agressor), você consegue se cadastrar no aplicativo SP Mulher Segura e ter disponível o botão do pânico”, instruiu uma policial.

Durante cerca de 11 minutos de ligação, a policial instruiu como proceder com o registro das ocorrências, que envolveu ameaças à amiga da vítima. Os dados pessoais da vítima foram omitidos desta matéria por questões de segurança.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...