Cotip inicia processo de matrículas para ensino médio e cursos técnicos

Matrículas devem ser feitas pelo site www.cotip.com.br/matriculas. Foto: Reinaldo Diniz

O Colégio Cotip (Ensino Médio e Técnico), mantido pela Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba), está com matrículas abertas para o ano letivo de 2026. A instituição oferece ensino médio nas modalidades tradicional ou concomitante a cursos técnicos, além da possibilidade de cursar apenas a formação técnica. As opções incluem Mecatrônica, Informática, Edificações, Eletroeletrônica, Finanças, Logística, Mecânica e Qualidade. As matrículas devem ser realizadas pelo site www.cotip.com.br/matricula.

Fundado em 1987, o Cotip adota uma proposta pedagógica que valoriza o desenvolvimento socioemocional, a autonomia dos estudantes e a construção de relações humanas. A instituição também investe em tecnologia e oferece um ambiente de aprendizagem voltado à prática e à preparação para o mercado de trabalho.

De acordo com o diretor acadêmico Marcos Bertanha, o colégio mantém um ensino alinhado às exigências atuais, com um corpo docente formado por profissionais atuantes em suas áreas. “Nossos estudantes utilizam os mesmos laboratórios dos cursos de Engenharia da Escola de Engenharia de Piracicaba, o que garante uma vivência prática desde o início da formação”, afirmou.

Ainda segundo o diretor, os cursos técnicos são planejados com total alinhamento aos cursos de graduação, facilitando a continuidade acadêmica. “As atividades práticas, visitas técnicas e projetos tornam o aprendizado mais dinâmico e significativo”, acrescentou.

 

Jovem Aprendiz

Desde o ano passado, o Cotip também atua como unidade capacitadora do programa Jovem Aprendiz. A iniciativa é voltada a jovens entre 14 e 24 anos e permite que empresas da região contratem estudantes dos cursos técnicos oferecidos pela instituição.

“O objetivo é proporcionar mais uma opção para empresas e alunos”, destacou Bertanha. Segundo ele, o colégio pode organizar turmas específicas conforme a demanda ou incluir os aprendizes em turmas já existentes.

 

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...