Prefeitura de Piracicaba espera arrecadar R$ 75 milhões por ano com loteria municipal

Com a instituição da Loteria Municipal, valores apostados permaneceriam na cidade, beneficiando diretamente a população. Foto: Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba espera arrecadar R$ 75 milhões ao ano com a implantação de uma loteria municipal. O prefeito Helinho Zanatta enviou à Câmara Municipal, para votação, Projeto de Lei que institui o Serviço Público de Loteria Municipal em Piracicaba. A proposta surge como uma oportunidade de atuar de forma proativa na captação de recursos, sem criar novos impostos, valendo-se de uma ferramenta legítima, historicamente comprovada e socialmente aceita.

Segundo a justificativa do documento, a iniciativa surge da necessidade de ampliar os recursos financeiros do município, amparada na legislação que permite a exploração de loterias por todos os entes da Federação. O texto destaca que, diante do recente processo licitatório do Governo do Estado de São Paulo para concessão da Loteria Estadual, é previsível a instalação de canais de venda estaduais em Piracicaba, o que provocaria o escoamento de recursos locais para o erário estadual. Com a instituição da Loteria Municipal, os valores apostados permaneceriam na cidade, beneficiando diretamente a população.

O projeto também chama atenção para a tramitação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 2.236/2022, que propõe regulamentar cassinos, jogo do bicho e bingos em todo o país, sob operação da iniciativa privada. Caso aprovado, poderá reduzir a atratividade dos serviços lotéricos nos municípios que não tiverem estruturado previamente suas próprias operações. Nesse cenário, Piracicaba corre o risco de perder protagonismo e espaço institucional em um setor em expansão.

No Estado de São Paulo, algumas cidades já implementaram suas loterias municipais, como São Vicente, Poá, Embu das Artes, Agudos e Botucatu. Ainda em fase inicial, essas experiências seguem em estudos de mercado, testes e adaptação de produtos, mas demonstram tendência de crescimento.

A justificativa do PL também apresenta projeções para o potencial de arrecadação em Piracicaba. Com base em parâmetros utilizados pela Caixa Econômica Federal, estima-se que o município possa arrecadar cerca de R$ 75 milhões por ano com a Loteria Municipal. Os valores, de natureza não tributária, poderão ser aplicados de forma mais flexível e estratégica, sem onerar o contribuinte e sem depender exclusivamente de transferências intergovernamentais, garantindo maior autonomia financeira ao município.

De acordo com dados da própria Caixa, em 2024 as loterias nacionais arrecadaram mais de R$ 25,9 bilhões, dos quais R$ 10 bilhões foram destinados a áreas sociais como esporte, cultura, segurança e saúde. A relação entre arrecadação com loterias e o PIB brasileiro é estimada em 0,22%, percentual que deve crescer com a regulamentação dos jogos de quota fixa a partir de 2025.

Para Piracicaba, com PIB de R$ 34 bilhões em 2021, esse índice permite estimar o potencial de arrecadação local. “A aprovação deste projeto será um marco de visão estratégica e de responsabilidade com as futuras gerações, deixando um legado positivo que transcende gestões e governos”, conclui a justificativa.

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...