Simespi prevê 5 mil demissões em Piracicaba a partir de novembro

Diretores do Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias do Setor Metalmecânico de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras) estiveram em Brasília nesta quarta-feira (20), em audiência com o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para entregar documento com reivindicações voltadas à redução dos impactos imediatos e de médio prazo do tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos às exportações brasileiras.

A reunião contou com a presença do presidente do Simespi, Erick Gomes, do vice-presidente, André Simioni, da diretora da Painco, Daniela Gobbo Cordeiro, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e Região, Wagner da Silveira, o Juca, e o prefeito de Piracicaba, Helinho Zanatta (PSD). A agenda com o ministro foi intermediada pela deputada estadual Professora Bebel (PT), que participou da audiência. No documento, o Simespi destaca que Piracicaba ocupa posição estratégica no comércio exterior brasileiro, sendo a quarta cidade do país que mais exporta para os Estados Unidos. No primeiro semestre de 2025, as exportações do município para aquele mercado somaram US$ 701 milhões, representando 32% do total exportado pela cidade.

O setor de máquinas, aparelhos e instrumentos mecânicos responde por 57,3% das exportações piracicabanas, somando aproximadamente US$ 569 milhões. Desse montante, mais de 90% (US$ 522 milhões) correspondem à linha amarela produzida por uma multinacional norte-americana instalada em Piracicaba, que destina cerca de 50% de sua produção ao mercado dos
Estados Unidos e emprega diretamente cerca de 5.000 colaboradores.

O setor metalmecânico regional, de acordo com o documento, é formado por aproximadamente 1.400 empresas, sendo que as 257 associadas ao Simespi empregam diretamente mais de 30 mil pessoas, com salário médio de R$ 3.800. A aplicação do tarifaço afetará não apenas as exportadoras diretas, mas toda a cadeia produtiva, incluindo fornecedores de peças, componentes, insumos e serviços técnicos, fortemente dependentes do desempenho das empresas líderes no mercado internacional.

Além do segmento de máquinas e equipamentos, o documento alerta que as exportações de açúcares e produtos de confeitaria (9,2%) e de produtos químicos orgânicos (7,5%) também poderão ser prejudicadas, considerando que os Estados Unidos já respondem por mais de 40% das vendas externas da cidade. “Muitas empresas da base do Simespi são fornecedoras relevantes do setor sucroenergético e serão impactadas”, alerta o documento.

Diante da situação, as estimativas apontam que, somente no setor metalmecânico de Piracicaba, haverá perto de 5.000 demissões a partir de novembro deste ano, o que significaria aproximadamente R$ 60 milhões em gastos do governo com seguro-desemprego. Esse cenário também impactará diretamente o comércio local, já que, apenas de vale-alimentação, mais de R$ 2 milhões deixarão de circular mensalmente na economia da cidade. Os reflexos também serão fortemente sentidos na rede pública de saúde (SUS) e na rede pública de ensino, que sofrerão pressão adicional diante da retração
econômica e do aumento do desemprego.

Diante desse quadro, o Simespi reivindica a adoção de medidas emergenciais de apoio às exportações, incluindo linhas de crédito especiais para compensar a perda de competitividade, a abertura e diversificação de mercados internacionais para reduzir a dependência dos EUA, o fortalecimento da política industrial nacional, com foco em inovação e tecnologia, e a intensificação da defesa institucional do setor junto a organismos internacionais, buscando alternativas comerciais e diplomáticas que possam mitigar os efeitos da sobretaxa.

“O documento entregue em Brasília traduz a preocupação da indústria metalmecânica de Piracicaba e região com os impactos do tarifaço norte- americano. Nosso objetivo é sensibilizar o governo federal sobre a urgência de medidas que preservem a competitividade das empresas e a manutenção de milhares de empregos”, destacou o presidente do Simespi, Erick Gomes.

Fonte: Will Baldine, Jornal de Piracicaba

Compartilhe:

BastidoresDaPolitica_Logo

Bastidores da Política

Politização para os outros, política para ele A reação do presidente da Câmara, Pastor Emerson Vieira, ao noticiário da última semana foi, no mínimo, curiosa. Incomodado com a repercussão de sua fala sobre os R$ 20 milhões do Governo Federal e, principalmente, com a sugestão nada despretensiosa sobre a volta...
Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores denunciam noites sem sossego e cobram ação contra barulho de veículos

Moradores de bairros de Rio das Pedras voltaram a reclamar do excesso de barulho provocado por motos, carros com som alto e bicicletas motorizadas, especialmente durante a noite e a madrugada. As queixas, que já haviam chegado à Câmara Municipal e sido tema de discussão em plenário, ganharam novo capítulo...
CAPA ETEC lidera mas escolas de Rio das Pedras ficam abaixo de cidades vizinhas no Enem

Enem 2025: escolas de Rio das Pedras ficam abaixo das melhores da região; ETEC lidera desempenho no município

Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, divulgados nesta semana pelo Ministério da Educação (MEC), permitem um novo retrato do desempenho das escolas de Rio das Pedras e da região. No município rio-pedrense, a ETEC Doutor José Coury foi a escola com melhor resultado, alcançando média geral...