Estado de Emergência: Piracicaba prepara decreto devido ao aumento de casos de gripe em crianças

Mother comforting her sad daughter while sitting in waiting room in the hospital and wearing protective face masks.

A Prefeitura de Piracicaba trabalha na elaboração de um decreto de situação de emergência em saúde pública em função do aumento de internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), principalmente, em crianças. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde, medidas como essa foram tomadas em diversos municípios de porte igual ao de Piracicaba, entre eles Porto Alegre/RS. A ação, além de emitir alerta à população, permite ao município a adoção de ações de resposta de forma mais ágil e eficaz.

De acordo com a Pasta, o aumento de casos se dá pela circulação de vírus comuns nessa época de mudança de temperatura, como Covid-19 e Influenza, inclusive H1N1, mas, principalmente do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja incidência é maior nas crianças.

De acordo com a Prefeitura de Piracicaba, há 13 crianças aguardando vagas de enfermaria e 2 aguardando vaga de UTI em Piracicaba.

A pedido da Secretaria de Saúde, os hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e a Santa Casa de Piracicaba, imediatamente, ampliaram a oferta de leitos para o atendimento à SRAG, disponibilizando mais 17 leitos dedicados exclusivamente ao atendimento às crianças com SRAG, divididos em enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.

A Prefeitura tem monitorado a situação e está tomando as medidas necessárias para seguir fornecendo a melhor estrutura possível à população.

O médico, vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sérgio Pacheco destaca a importância de que nesse momento, principalmente as crianças, evitem aglomerações. “O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”, ressalta.

O prefeito Helinho, eu e toda a secretaria estamos nos mobilizando para buscar garantir os atendimentos aos pacientes e para isso não tem outro caminho que não seja a decretação do estado de emergência, medida essa que já deve acontecer na próxima semana”, completa o secretário.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer sinal de agravo, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...