Servidores do INSS estão em greve desde 10 de julho

Os servidores do INSS continuam em greve desde o dia 10 de julho de 2024, reivindicando a reestruturação de carreiras e o cumprimento do acordo de greve firmado em 2022. Segundo a categoria, o governo federal se recusa a implementar as medidas acordadas anteriormente, o que levou ao movimento de paralisação.
Dentre as principais pautas da greve, está o enquadramento da função como carreira típica de Estado. Isso significaria um reconhecimento formal de que as atividades desempenhadas pelos servidores do INSS são exclusivas do serviço público e essenciais para a administração estatal. De acordo com os grevistas, essa proteção é fundamental para garantir a segurança dos segurados e prevenir fraudes na concessão e manutenção dos benefícios previdenciários, algo que poderia ser comprometido, caso esses serviços fossem entregues a terceiros.
Os servidores também denunciam que, até o momento, o governo tem reprimido o movimento grevista com medidas severas, como o corte de ponto dos trabalhadores que aderiram à paralisação e a judicialização da greve. Houve ainda denúncia contra o Governo Federal na Organização Internacional do Trabalho (OIT), em virtude de descumprimento de normas internacionais do trabalho, que reforça a importância das negociações coletivas no setor público.
Além disso, um acordo foi firmado recentemente com a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS) sem o consentimento das demais entidades representativas e base de servidores, que representam 80% dos servidores, o que gerou ainda mais insatisfação dentro da categoria.
Vale ressaltar que a luta dos servidores não envolve somente demandas por aumento salarial, muito embora estejam com o salário defasado e sem aumento real há mais de 6 anos. A principal reivindicação é por melhores condições de trabalho, com foco na qualidade do atendimento prestado à população, além de garantir uma previdência pública robusta e acessível a todos. O movimento ressalta que, sem essas mudanças, a eficiência do INSS e a segurança dos beneficiários podem estar em risco a médio e longo prazo.
Diante desse cenário, a greve segue sem previsão de término, e os servidores reforçam a necessidade de diálogo com o governo para que as demandas sejam atendidas de maneira justa, de modo que os direitos dos trabalhadores e segurados sejam preservados.

Reunião com ministro
Entidades sindicais apresentaram, nesta quarta-feira (11), as reivindicações dos servidores para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. A garantia de não punição aos trabalhadores que aderiram à greve e a restituição imediata dos valores descontados em folha são alguns dos pontos abordados no documento.
Nesta sexta-feira (13), o INSS deverá apresentar o documento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para garantir a devolução dos dias descontados devido à paralisação já na próxima folha de pagamento.

Compartilhe:

WhatsApp Image 2026-01-13 at 10.31.53a

Motorista fica ferido após capotamento na Rodovia do Açúcar, em Rio das Pedras

Um homem de 38 anos ficou ferido após um acidente de trânsito registrado na manhã desta terça-feira (13) na Rodovia do Açúcar (SP-308), em trecho localizado no território de Rio das Pedras. Segundo informações apuradas, o motorista trabalha para a empresa Mercado Livre e conduzia uma caminhonete Montana branca, partindo...
Del Rodrigues mostrou a história de moradores da Rua Torta.

Documentário “Rua Torta – Memórias e Transformações” emociona público

Na última sexta-feira (9), o Centro Pedagógico de Rio das Pedras recebeu o lançamento do documentário Rua Torta – Memórias e Transformações. O anfiteatro ficou lotado para a exibição do filme, que propõe um olhar sensível sobre a história da Rua Torta e das pessoas que ajudaram a construir a...
CAPA Marga Padoveze promove ação de castração gratuita para 200 animais neste domingo

Marga Padoveze promove ação de castração e microchipagem neste domingo (14)

A vereadora Marga Padoveze (União) realizará neste domingo (14) uma grande ação gratuita de castração e microchipagem de cães e gatos em Rio das Pedras. A iniciativa, viabilizada por meio de parceria com o deputado estadual Rafael Saraiva (União), contará com a estrutura do castramóvel, que ficará estacionado dentro da...