Artigo – Uma voz precisa ser ecoada

Artigo – Uma voz precisa ser ecoada

Você já parou para pensar no real significado da sua voz, o que ela pode proporcionar de vantagens e no que ela pode te comprometer?
A voz é uma ferramenta poderosa que carregamos conosco, uma expressão singular do nosso ser. É um instrumento de conexão e comunicação, capaz de transmitir ideias, sentimentos e necessidades. No entanto, muitas vezes esquecemos o quão preciosa ela é.

Nossa voz pode ser um farol de esperança em meio à escuridão, capaz de salvar vidas ao transmitir conhecimento, conselhos ou simplesmente palavras de encorajamento. Por outro lado, se mal utilizada, pode ser uma arma destrutiva, gerando feridas emocionais e causando danos irreparáveis.

É crucial lembrar que, ao abrir os lábios, estamos assumindo uma responsabilidade. Devemos ter consciência do impacto das nossas palavras, pois podem construir ou destruir. É necessário discernimento para não proferir o desnecessário, para não contribuir com o caos, alardear.

No entanto, além da consciência, precisamos de coragem. Há momentos em que o silêncio parece a opção mais fácil, mas são nos momentos de apogeu que nossa voz se torna mais vital. Não devemos nos acovardar diante da injustiça, da opressão ou da necessidade de falar a verdade.

Portanto, que possamos lembrar sempre da importância da nossa voz, do seu potencial transformador. Que tenhamos a coragem de usá-la para o bem, de dar voz aos que não têm, de enfrentar o silêncio quando a justiça e a verdade exigem. Ao abrir os lábios, que seja com consciência, mas acima de tudo, com coragem.

Falar não é apenas sobre emitir sons; é sobre ser ouvido e compreendido. Decida hoje erguer a voz contra a maldade, a mentira, o desinteresse travestido de acolhimento, DEIXE ECOAR mesmo que isso te custe uma posição de desconforto ou confronto, o silencio pode ser remédio, mas a passividade pode ser fatal.

Por professora Keren Oliveira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas