Os Bastidores da Política

Os Bastidores da Política

Corrida eleitoral
O fim do prazo para filiação dos pretendentes a um cargo eletivo é neste sábado. Cada candidato deverá estar no partido pelo qual pretende concorrer. Esse já é um termômetro para indicar ao lado de quem cada um irá sair. Ao que tudo indica, serão 11 partidos com candidatos a vereador. Se todos estiverem com a chapa completa, haverá 132 candidatos para 11 cadeiras de vereador. Serão quase 42% a mais de candidatos para dividir os votos rio-pedrenses. Ao que tudo indica, a média de votos por candidato deve diminuir, dificultando também aos partidos para atingirem o quociente eleitoral.

Surpresas
E mesmo com tão pouco tempo para filiar pré-candidatos, ainda podem surgir surpresas com nomes que andavam sumidos, outros que se arriscam pela primeira vez e ainda aqueles já tiveram em altos escalões e podem ter mudado de lado. O que isso irá refletir em votos, só o tempo dirá.

Afastamento
Além da definição dos partidos, seis meses antes do pleito municipal, atuais secretários de governo devem se afastar dos cargos caso queiram concorrer como vereadores. Ao que tudo indica, haverá troca no comando de importantes secretarias municipais. Resta saber se irão se afastar de fato ou se colocarão alguém somente para assinar e continuarão com o comando das respectivas pastas.

De uma ponta para a outra
PSDB e PT são concorrentes políticos de longa data. Até pouco tempo atrás eram protagonistas em corridas eleitorais polarizadas. Recentemente, com o surgimento de Bolsonaro, o PSDB deixou de ser a ponta mais a direita e mostrou sua real posição, mais ao centro e em algumas situações até junto com a esquerda. Em Rio das Pedras a proximidades dos partidos também se concretizou. O ex-presidente do PT na cidade, Canela, que concorreu à Prefeitura em 2020, saiu do vermelho e foi para os tucanos. Os petistas não teriam conseguido formar chapa de candidatos a vereador e, para não ficar de fora, Canela – sob as bênçãos da deputada estadual Professora Bebel – assinou com o PSDB.

Escuridão
Uma novela parece estar voltando aos cartazes rio-pedrenses: os pontos apagados da iluminação pública. Logo após a troca das lâmpadas tradicionais por LED, vários pontos apareceram queimados. Moradores tiveram longas batalhas para conseguir ter a iluminação pública reestabelecida. O problema parecia ter sido resolvido, mas os apagões nos LED voltaram a acontecer com frequência e as reclamações aumentarem. A orientação é para entrar em contato com a CPFL e solicitar os devidos reparos. Contudo, consumidores reclama que há grande demora no atendimento de demandas. Vale lembrar que tal situação já rendeu até moção de repúdio por parte dos vereadores à Companhia Paulista de Força e Luz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas