Artigo – Eleição e saúde

Artigo – Eleição e saúde

Um pesquisador espanhol defendeu sua tese de doutorado no Instituto de Tecnologia de Massachusetts com o tema sobre a influência das eleições municipais nos serviços públicos de saúde entre os anos 2002 e 2016. Ele identificou o uso de cargos públicos e a piora na oferta de saúde durante as eleições municipais.

Ele percebeu que vários fatores influenciavam na piora dos serviços públicos de saúde e entre elas estava a alta rotatividade dos funcionários públicos durante o período eleitoral. Uma explicação pela alta rotatividade de funcionários públicos pode ser explicada pela vontade do Estado em acabar com os concursos públicos.
Os concursos públicos são os provedores de funcionários necessários para o atendimento da população sem que haja interesses dos políticos e empresários, porém na época da ditadura ocorreu o apadrinhamento e troca de favores.

Essa prática ocorre ainda hoje e o fim de funcionários públicos concursados torna mais fácil continuar com essas práticas ilegais, além de tornar precárias as condições de trabalho com processos seletivos em que se contratam funcionários por tempo determinado ou empresas privadas que ficam responsáveis pelas custas trabalhistas (livrando a Administração Pública dos gastos com a manutenção de funcionários).

Outro fator que pode acontecer é o abuso de poder político, ou seja, o uso da máquina pública para influenciar o voto dos cidadãos. Tal fato pode ser identificado com a melhora dos serviços públicos ou a piora dos serviços públicos antes das eleições para fazer os cidadãos votarem no prefeito ou em outro candidato para impedir que o prefeito se reeleja.

Deve-se evitar a malversação da administração pública para que todos os candidatos tenham as mesmas chances de ganhar a eleição, impedir a manipulação dos eleitores e garantir que o cidadão tenha a liberdade de escolher o melhor candidato na sua opinião.

Então, cidadão, não se afete pelo que você vê. Ouça todos os candidatos, tire suas dúvidas com cada um deles e decida quem é o melhor para cuidar da sua cidade. Não venda seu voto, você pode arrepender-se depois.

Artigo de autoria desconhecida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas