Associação Noah faz acompanhamento de autistas e familiares

Associação Noah faz acompanhamento de autistas e familiares

Há pouco mais de um ano Rio das Pedras conta com uma instituição para apoiar e dar suporte para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e seus familiares, a Associação Noah. Para conhecer um pouco mais sobre o trabalho desenvolvido, a reportagem do jornal O Verdadeiro entrevistou a fundadora da Associação, Naiâmara Pauluk.

O Verdadeiro – Qual o objetivo da Associação?
Naiâmara – A Associação Noah é a associação de pais e amigos do autista, situada em Rio das Pedras. Nosso objetivo é cuidar não apenas do autista, mas de toda a família do autista. Nós entendemos que um autista sem a família não se desenvolve, não progride. A família é o todo no tratamento do autista. Então, a associação vai disponibilizar todo o tratamento para o autista e sua família.

Como será esse atendimento?
O atendimento será na associação por meio de um cadastro, que é feito da criança autista. A mãe deve nos procurar e vamos preencher um cadastro com toda a documentação da criança, inclusive o laudo médico.
O nosso projeto é ter para o autista tudo que ele necessita, que é fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicóloga, psicopedagoga para ajudar na escola, a parte jurídica com advogados. A associação é completa, esse é o sonho para a criança e a família do autista.

Como está a constituição da associação?
A nossa associação já está com protocolo da documentação e acreditamos que no prazo de 30 dias essa documentação já saia. Nós já temos um lugar físico, que está sendo reformado. Quem nos concedeu esse espaço foi a Igreja Batista da Lagoinha, que ajuda a associação nessa questão.

Como se viu a necessidade de criar uma associação para cuidar dos autistas?
A gente só sabe quando acontece com a gente. Eu tenho um filho, que se chama Noah – por isso a associação se chama Noah. Ele foi diagnosticado como uma criança autista com um ano e cinco meses de idade. Eu e meu marido começamos a ver a maior dificuldade de atendimento nas unidades de saúde, em atendimento na unidade escolar. Nós vemos uma grande dificuldade em atendimentos que o nosso município não oferece. E eu vejo todas as mães com essa mesma dificuldade, lutando, sofrendo inclusive por não termos nenhum respaldo para as nossas crianças.
Com isso, nasceu em meu coração esse desejo de ajudar não só o meu filho, mas todas as crianças que necessitam de um atendimento. Eles merecem ter o melhor. Uma criança autista não é doente, não tem uma doença, ela só tem uma deficiência neurológica. A criança é diferente das demais até no modo de pensar. Ela tem uma condição diferente das outras crianças. Eu acho que todas as crianças, não só os autistas, merecem um melhor cuidado que possamos dar para elas.

Vocês têm um levantamento de quantas crianças autistas existem em Rio das Pedras?
Chegou até mim um levantamento de 150 crianças com diagnóstico. Fora as que estão em processo de investigação, que o laudo ainda não está fechado.

O poder público de Rio das Pedras dá assistência para essas crianças e famílias?
Não. Nós temos profissionais que seriam para atender toda a população autista da cidade, porém essas profissionais não são especializadas no autismo. Inclusive tem uma fono que meu Noah é apaixonado por ela e ela faz o que pode. Vemos profissionais querendo trabalhar, mas que não têm recursos e apoio do poder público da cidade. Nós mães estamos desamparadas na questão do tratamento.

E para os pais, tem algum atendimento?
Não. Para os pais tem menos ainda. Não temos uma psicóloga para vir nos apoiar. Quem é mãe e pai de autista sabe da nossa sobrecarga. São terapias que temos que brigar por elas. São professores auxiliares que nós temos que brigar por eles. Tudo gera um estresse muito grande, sendo que há uma lei de que a criança tem seus direitos, mas essa lei não é cumprida.

Como os pais que desejam ter esse acolhimento devem fazer para entrar em contato com a associação?
É só entrar no perfil da Associação Noah nas redes sociais ou pelo telefone (19) 99848-1794 que nós iremos dar todo o suporte que os pais necessitam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas