Artigo – Um dia a mais, para quê?

No extenso calendário que acomoda nossa história, há um dia peculiar que surge a cada quatro anos, como se fosse uma dádiva temporal: o dia a mais do ano bissexto. Diante desse acréscimo especial, surge a pergunta filosófica que nos leva a refletir: “Um dia a mais, para quê?” É nesse questionamento que mergulhamos buscando compreensão, explorando suas implicações tanto no panorama global quanto em nossa jornada pessoal.

Em um contexto mais amplo, o acréscimo de um dia ao calendário anual pode parecer uma mera formalidade, uma correção matemática para manter a sincronia com o movimento celestial. Contudo, se atentarmos para além das engrenagens do tempo, perceberemos que esse dia é mais do que uma simples adição numérica; é uma oportunidade ímpar de ponderação e ação.
O impacto desse dia adicional vai além da contagem de horas. É um apelo para que demos uma pausa no cruzamento da vida, olhemos para trás e para frente, e questionemos: “O que faremos com esse tempo extra?”. Cada ciclo bissexto nos oferece a chance de rever escolhas, reconsiderar prioridades e traçar novos rumos.

Na ansiedade e corrida em que vivemos, muitas vezes deixamos decisões importantes para segundo plano, adiando sonhos, metas e transformações necessárias, e esse dia a mais surge como um lembrete, uma chance.

Esse dia adicional deve ser encarado como uma dádiva que pode ser convertida em momentos de introspecção e ânimo. É a chance de romper com a inércia, de ousar diante de algo desconhecido, de abraçar mudanças que há muito tempo postergamos. Cada instante desse dia é uma página em branco, pronta para ser preenchida com nossas aspirações mais profundas.

Imagine o que poderia ser conquistado nesse dia se coletivamente nos dedicássemos à construção de um mundo mais justo e fossemos específicos sobre o que buscamos? A finalidade dele sobrepuja a função calendárica. Lembre-se, a verdadeira sorte está na maneira como nos posicionamos e escolhemos viver cada dia, inclusive aqueles que nos são gentilmente concedidos. 29 de fevereiro, “Um dia para viver”!

Por prof.ª Keren Oliveira

Compartilhe:

Categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy

Receita retida: entenda como fica a venda de canetas emagrecedoras

Farmácias e drogarias de todo o país passaram a reter receitas de medicamentos agonistas GLP-1, popularmente conhecidos como canetas emagrecedoras. A categoria inclui medicamentos como Ozempic, Mounjaro e Wegovy.A decisão por um controle mais rigoroso na prescrição e na dispensação desse tipo de medicamento foi tomada pela diretoria colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária...
Reserva de 30% será dividida entre negros, indígenas e quilombolas. Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

Governo define distribuição de cotas raciais em concursos públicos

Decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva definiu como será a nova distribuição das vagas por cotas raciais em concursos públicos. O texto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União, na noite dessa sexta-feira (27), e regulamenta a lei federal sancionada no início do mês, que ampliou para...
Atividades para colorir podem ajudar na redução do estresse e da ansiedade porque, muito provavelmente, promovem um estado de relaxamento semelhante à meditação

Hábito de colorir livros pode trazer benefícios à saúde mental

Estar constantemente conectado às redes sociais pode causar problemas relacionados ao estresse e à ansiedade, ainda mais em um mundo no qual as informações estão cada vez mais digitalizadas e que o tempo gasto em aplicativos é cada vez maior. Como forma de diminuir o tempo gasto nas redes, muitas...