Descaracterização da Banda Javalonso provoca discussões

Descaracterização da Banda Javalonso provoca discussões

Em Rio das Pedras, uma das maiores tradições do Carnaval é a Banda Javalonso. Homens vestidos de mulheres – casados, solteiros e até crianças – saiam às ruas da cidade, seguindo um trio elétrico com marchinhas de carnaval, deixando rostos femininos marcados de beijos nas bochechas. Depois de uma breve passagem pelas ruas Mário Tavares e Prudente de Moraes, chegando até a frente da Igreja Matriz para brincar a folia nas tardes de sábado de Carnaval.

No Carnaval de 2023 houve divergências, em especial a respeito das músicas tocadas. A festa teve um pouco de marchinha e muito funk com letras de cunho sexual. Algumas pessoas, que costumavam ver a Javalonso com crianças, foram embora do recinto.

Para este ano, além do receio do que será tocado nas caixas de som, a insatisfação de parte da população ficou por conta de não mais adotar o nome de Banda Javalonso e apenas como Banda do Bule, como também era chamado o grupo anteriormente. Além disso, a alteração do dia da folia, se sábado para domingo gerou discussão.

“A tradicional Banda Javalonso (Banda do Bule) sempre foi aos sábados. Levando em conta que os políticos dessa cidade são os mesmos há anos, não dá para entender a mudança tão significativa em uma data festiva. Enfim, há políticos que governam para o povo e há políticos que governam para si”, escreveu Amanda Fedatto.

“Hoje em dia não pode nem ser chamado de Banda do Bule isso. A verdadeira Banda do Bule já foi e não volta mais. Hoje em dia Carnaval não tem mais tradição, rodeio não tem mais tradição.

Logo acaba tudo sendo um baile funk sem graça”, afirma Pietro Soave.

“Viva o pão e circo. O espetáculo está apenas começando. Logo vem as eleições e aí o povinho aparece falando a mesma ladainha e o outro povinho se vendendo por cesta básica, churrasquinho e cerveja”, comentou Dani Sérgio.

Já Paulo Chiodi lamentou: “O que fizeram com nossa tradicional Banda do Javalonso? Sempre saiu aos sábados ao ritmo das marchinhas e outras músicas de carnaval sadio. Agora mudaram até o nome para banda do Bule, ao som de DJs com seus funk agressivos, desnecessários e com muitas letras impróprias, e agora trocar até a data. Parabéns aos organizadores por acabar com a tradição da banda”.

“Insistem ainda em chamar a nossa tradicional Banda do Javalonso em Banda do Bule (extinta em Piracicaba na década de 90). Então, fiquemos tranquilos que o Javalonso nunca morrerá para aqueles que viveram isso. E digo isso com propriedade. Sai no Javalonso de 1992 a 2022, quando completei 30 anos de banda”, disse Willian Cypriani.

“O que durante os 20 últimos anos foi no sábado de Carnaval, a Prefeitura teve a brilhante ideia de fazer no domingo, sabendo que os foliões na segunda trabalham. Diferente dos funcionários públicos organizadores que emendam o Carnaval todo. Tem Carnabrahma também no domingo. Então, boa parte dos que iriam no sábado já não vão mais”, completa Evandro Luz.

História da Javalonso
Marito Cavicholli conversou com Antônio Sérgio Bortoleto, um dos fundadores da Javalonso, e passou um pouco da história. A Banda Javalonso teve início na década de 1970, quando a caminhada dos homens vestidos de mulher começava na lanchonete de Nilo Sacaro (Kinta Skina).

“No começo, a banda era só de batuque, não tinha carro de som. As músicas eram as tradicionais de carnaval, não tinha rap ou axé. O nome inicial era Banda Javalé, uma gíria da época, e depois passaram o nome para Javalonso. A Banda do Bule era de Piracicaba na época. Aqui era só Javalonso”, conta Marito.
Os fundadores da Javalonso foram Nilo Sacaro, Edir Moreto, Nenê Bonassa e, depois, passou a contar com a participação de Bortoleto.

Como será em 2024
A concentração do bloco está marcada para o domingo (11) às 13h em frente ao cemitério municipal. Em seguida, às 14h se inicia o percurso até o recinto onde será a festa de carnaval, na rotatória da Praça da Rodoviária. Às 14h30, os show se iniciam.

Além do desfile da banda, o evento também vai contar com a presença de DJs: Dj Kakau (Rio das Pedras), DJ Vitão (Piracicaba), DJ Gigi (Piracicaba), Dj Deh019 (Piracicaba), DJ Vinão (Piracicaba) e DJ DOG (Campinas).

O que diz a prefeitura
Questionada, a Prefeitura informou que em 2023 a chegada da Banda do Bule coincidiu com a passagem de som da banda contratada pela Prefeitura no palco da festa, o que trouxe problemas técnicos.

“Além disso, conversamos que o domingo é um dia que traz também a possibilidade para os moradores da cidade que trabalham no comércio aproveitarem o evento. A banda contratada pela Prefeitura somente tocou marchinhas, Axé, anos 80 e outros. Os Djs antes da apresentação da banda não foram contratados pela prefeitura”, diz a nota encaminhada pelo Departamento de Comunicação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas