Paciente aguarda por angioplastia desde setembro

Uma paciente da Rede Municipal de Saúde aguarda desde setembro de 2023 por um agendamento para realizar angioplastia. A senhora, de 65 anos, passou por cateterismo, que constatou duas artérias entupidas. Além do risco iminente de infarto, é preciso passar pelo procedimento no coração para que realize uma cirurgia de catarata.

“Estou em cima da Secretaria da Saúde para saber a respeito do agendamento do procedimento para minha mãe. Cada hora é uma resposta. Ela precisa fazer a angioplastia para fazer uma cirurgia de catarata. Entre a cirurgia de um olho e do outro foram descobertas as veias entupidas”, conta a filha da paciente, que pediu para que não fossem identificadas por medo de represálias.

A reportagem do Jornal O Verdadeiro questionou ao secretário da Saúde, Joaldo Gonçalves, a respeito do agendamento do procedimento e qual o motivo da demora. Como resposta, Joaldo se limitou a informar que para realizar o procedimento de angioplastia o município depende do Governo do Estado.

A reportagem do Verdadeiro então buscou informações junto à Secretaria Estadual da Saúde. A resposta foi de que o município não solicitou qualquer procedimento para a paciente.
“A Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informa que não constam pendências de caráter estadual em nome da paciente V.L.E.Z. A inserção de pacientes na regulação estadual é realizada pelos municípios ou unidades de origem, que também são responsáveis pela definição de prioridade dos casos e por atualizar constantemente o seu quadro clínico no sistema, bem como mantê-lo assistido e estável previamente, além de providenciar transporte adequado para deslocamento seguro quando a transferência é necessária”, informou a nota do Governo Estadual.

Questionado novamente, Joaldo Gonçalves afirmou estar aguardando um retorno e justificou a demora da resposta por conta de picos de energia na unidade de saúde quando foi questionado, no dia 18 de janeiro. Nesta quarta-feira (24), o secretário municipal da Saúde voltou a ser questionado mas, até o fechamento desta edição, não respondeu à reportagem do Verdadeiro.
“Eu fui à Secretaria da Saúde e me informaram que a solicitação já havia sido encaminhada. Nós que somos do povo estamos revoltados com essa Prefeitura”, finaliza a filha da paciente.

Compartilhe:

Megaoperação para combater esquema bilionário do PCC no setor de combustíveis cumpre mandados na região — Foto: Receita Federal

Megaoperação contra esquema bilionário do PCC tem alvo em Rio das Pedras

Seis cidades das regiões de Campinas e Piracicaba têm 16 alvos, entre pessoas e empresas, nas três operações simultâneas deflagradas pela Polícia Federal e pela Receita Federal, nesta quinta-feira (28), para desmantelar esquemas de lavagem de dinheiro e fraudes fiscais do PCC ligados ao setor de combustíveis. Um desses alvos,...
CAPA Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

Ginásio poliesportivo da escola Elias Salles está abandonado e depredado

O portão torto, fora dos trilhos, é o primeiro indício de que há muito fora do lugar no ginásio poliesportivo anexo a Escola Municipal Prof. Augusto Elias Salles, no bairro São Cristóvão. A proteção de concreto da rede de água pluvial, deixando um grande buraco na passagem de pedestres e...
Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Lixo e esgoto trazem transtornos a vizinhos do Tijuco Preto

Moradores da Avenida Serafina Luca Marino, paralela ao Ribeirão Tijuco Preto, reclamam do despejo irregular de esgoto e acumulo de lixo na altura do número 144, no bairro Cambará. De acordo com vizinhos, devido ao desassoreamento do leito, uma árvore de grande porte caiu no córrego. Pouco tempo depois, uma...