Anota Aí! – A importância do riso, sorriso e da risada em nossa vida

Anota Aí! – A importância do riso, sorriso e da risada em nossa vida

Rir faz bem à saúde, dizem que é o melhor remédio. Então, vou gargalhar para nem de remédio eu precisar. Pois é, todos nós já ouvimos essas frases alguma vez na vida. Será que isso funciona? Será que dar risada ajuda na melhoria do estresse. Melhora a saúde mental?
O Anota aí dessa semana entrevista a psicóloga Manuela Setem. Formada na PUC Campinas, hoje atua em Saltinho e relembra que o Projeto Saltinho Cultural nesse fim de semana traz para a cidade o standup gratuito com Délio Macnamara.

O Verdadeiro: O que o sorrir tem a ver com a saúde mental?
Manuela: A saúde mental consiste, pela OMS (Organização Mundial da Saúde), em um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar suas próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade. É através da nossa interpretação do mundo que conseguimos a manutenção deste estado. Com o riso, neurotransmissores como a dopamina e a serotonina são liberados, gerando ativação do sistema de recompensa cerebral, aquele responsável pela sensação de bem-estar. Sendo assim, sorrir é uma forma muito potente de estímulo cognitivo, promovendo diminuição do estresse e maior regulação emocional, se ocorrer em situações adequadas que não estejam relacionadas a promoção de discriminação.

Para você, como um ser humano, o que é sorrir?
Manuela: Para mim, sorrir é uma porta de entrada ao outro. Através do sorriso, permitimos a entrada dos afetos, da conexão, da leveza, da brincadeira e da positividade.

O que a psicologia nos ensina sobre rir, sorrir?
Manuela: Esta pergunta me remeteu as aulas referentes a expressões faciais. Elas consistem numa comunicação não-verbal, é comum em todas as culturas. Tais expressões permitem que os músculos faciais fiquem relaxados, hora contraídos, no sorriso, proporciona uma atenção focada em um determinado aspecto.
Ele aparece nos momentos mais diversos e inesperados. O riso não aparece somente nos momentos felizes. Pode ser uma forma de lidar com um constrangimento, pertencer a um grupo desejado ou gerar uma resposta específica.
Porém, quando o sorriso vem naturalmente, a carga acompanha infinitos benefícios, como: estimular a imunidade, aumento da frequência cardíaca, diminuição da dor, redução do estresse, entre outros.
O ideal é que possamos rir de nós mesmos, das nossas imperfeições e das situações que vivenciamos. Deixo a pergunta, o que te faz rir espontaneamente?
Não deixe de compartilhar esse lado seu, o riso é contagiante. Busque criar oportunidades para rir e ter um lazer.

A gente tem que ficar mostrando os dentes para todo mundo? O que a sociedade aprendeu com o sorriso, apesar de ter passado pela pandemia e ter tido tantas perdas?
Manuela: Segundo a psicologia, o riso é uma reação advinda da felicidade, e como tal ela aparece em determinados momentos da vida. O humor é uma possibilidade de enfrentarmos as circunstâncias.
A emoção da tristeza, da raiva e do medo podem gerar paralisação, revolta, apreensão, entre outros comportamentos que todos sentimos com mais intensidade durante o momento da pandemia. Ouso dizer que sentimos, diariamente, bombardeados de pressões. Essas reações surgem frente às problemáticas. Porém, a felicidade, o riso, também aparece, nos detalhes, onde há sentido e significado para nós, como um antídoto no meio do caos, para nos fortalecer. Acredito que com a pandemia, cada sorriso ficou mais especial, e mais valorizado entre as pessoas.

Como cuidar da saúde mental através do sorriso?
Manuela: Identificar as razões pelas quais seus sorrisos são mobilizados é uma maneira de cuidar de si, buscar comportamentos, relações e situações pelas quais esta reação se apresenta. O riso diz muito sobre o que nos agrada. Então, o autoconhecimento é uma peça chave para escolhermos o que consumir no nosso dia-a-dia.

Quando perdemos algo gera culpa, confusão e tristeza. O que fazer para recuperar o sorriso novamente?
Manuela: A angústia é uma condição natural da existência humana. E ela apresenta-se em diferentes intensidades em cada indivíduo, conforme sua trajetória. O autocuidado é uma importante ferramenta para manter e recuperar a vitalidade quando perdida num adoecimento, a retomada de um projeto de vida e de um sentido de vida, são maneiras de caminhar para a recuperação.

Quando devo procurar um psicólogo?
Manuela: Se a angústia estiver causando dificuldades na realização de atividades cotidianas, e apresentar-se com intensidade e frequência significativa, a busca por um profissional será válida para identificar o curso do adoecimento e prevenir seu progresso. A psicologia contribui para a melhora na comunicação, autoconhecimento, identificação de limites, potencialidades, elaboração de vivências e fortalecimento emocional.

Qual a relação de sorrir, qualidade de vida, prolongar a vida e saúde mental?
Manuela: Promover a manutenção da saúde mental é uma tarefa diária, constante e responsabilidade individual de cada pessoa. Perceber-se, identificar necessidades, atualizar comportamentos conforme necessário, fazem parte de uma vida com mais qualidade, que repercutem de âmbito individual para o coletivo e consequentemente prolongando a vida do indivíduo.

Você gosta de dar gargalhadas? Rir da vida é bom? Rir de nós mesmos é bom? Por quê?
Manuela: Claro. Não tem nada melhor do que uma gargalhada, situações improvisadas e espontâneas são as que mais me tiram o riso, poder rir de nós mesmos e com pessoas que nos respeitam faz com que possamos aceitar nossas condições com mais leveza e fortalecer nossos vínculos.

Ping Pong
Minha música favorita é Felicidade, de Marcelo Jeneci
Se eu não fosse psicóloga, eu seria Fotógrafa
Ainda quero fazer Viagens por todo o mundo
Uma saudade: Meus avós
Uma palavra: Redescobrir
Psicologia é Resistência
Ter paz é Aconchego


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas