Iluminação pública em LED já apresenta problemas

A Prefeitura de Rio das Pedras está em fase final de troca da rede de iluminação pública da cidade. De acordo com o Executivo, resta apenas a instalação nova em LED nos distritos industriais e na Avenida Carolina Mendes Thame, no bairro Recanto Universitário. A empresa responsável pela troca, a Legacy Tech, aguarda a chegada de luminárias de maior potência indicadas para suprir as necessidades destes locais.

Contudo, vários pontos que foram substituídos já apresentam problemas. Apenas no Centro da cidade, em uma rápida volta na noite de quarta-feira (2), a reportagem do Verdadeiro identificou diversas luminárias apagadas. Na Rua Prudente de Moraes, os postes em frente a agência do Banco do Brasil e da Loja Nacional estão no escuro. O mesmo ocorre na Rua Lacerda Franco, em frente ao número 211. Também há falta de iluminação na Rua Teófilo do Amaral Campos, Travessa Prates e Rua Horácio Limongi.

Na Avenida Ana Negri Gramani, entre a esquina em frente a Prefeitura Municipal e o número 51, passando pela Estação da Fepasa, são três postes seguidos apagados. Na Avenida dos Operários, próximo a Rodoviária Municipal, são várias luminárias apagadas.

Já em um dos cruzamentos do bairro São Cristóvão o breu é total. Todos os postes do quarteirão da Rua Pref. João Batista Aguiar, entre as ruas Jerônimo Ernesto Barrichelo e a Aradesco Bianchim estão apagados. Mais uma luminária desta rua, no sentido a Avenida Darwin do Amaral Viegas também não funciona. Neste cruzamento, dos três postes da Rua Jerônimo E. Barrichelo, dois estão apagados.

Moradores de outros bairros relatam pontos de iluminação pública que também estão apagados.
De acordo com a Prefeitura, as luminárias que apresentaram defeito serão substituídas. A empresa responsável pela instalação do LED fará os reparos necessários. Contudo, a troca deverá ocorrer somente ao final da instalação de todos os pontos de LED. “Após o final da instalação é feita a vistoria técnica que vai mapear os pontos e requisitar a verificação dos problemas. Porém, alguns pontos que foram solicitados já foram corrigidos mesmo antes do término da instalação. O prazo varia de acordo com o cronograma das equipes de instalação”, diz em nota.

Após a instalação dos pontos de iluminação, a manutenção das luminárias será feita pela CPFL (Companhia Paulista de Força e Luz). As solicitações devem ser feitas pelo telefone 0800-010-1010.

Início com atraso
As melhorias na iluminação pública em Rio das Pedras teve início em março de 2021, com a extensão em cinco vias e instalação de 58 novos pontos de luz. Na ocasião foram trocadas 348 lâmpadas convencionais por LED.

Embora o início da troca de iluminação e anúncio da extensão da rede pública tenha sido feita em março, apenas no dia 17 de abril a empresa responsável pelo serviço, Legacy Tech, protocolou junto à CPFL o projeto de extensão. Indeferido por parecer técnico da CPFL no dia 28 de abril e, no dia seguinte, a Prefeitura apresentou os documentos exigidos pela concessionária.

Em junho do mesmo ano foram apresentadas modificações ao projeto inicial e, em agosto, a CPFL encaminhou orçamento de obras para a Prefeitura, que informou que não iria realizar o trabalho com a distribuidora e sim com uma prestadora de serviços contratada por licitação. Em setembro a empresa Legacy protocolou apelo junto a CPFL para a liberação da obra que teve início nesta semana.
O início da ampliação da rede de iluminação ocorreu, de fato, 11 meses depois do anúncio, em fevereiro de 2022.

Compartilhe:

Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da Política

Tutinho prefeito Com o período de férias do prefeito Marcos Buzetto, o vice Tutinho assume a cadeira por 15 dias. Durante os primeiros dias, nesta semana, o prefeito em exercício tem aproveitado para aparecer nas redes sociais da Prefeitura. Nesta quinta-feira (16) anunciou a implementação de uma unidade do Senai...
Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa pelo sexto ano seguido

Pelo sexto ano seguido, o município de Rio das Pedras recebeu a pior nota no Índice de Eficiência da gestão Municipal (IEGM), ferramenta de diagnóstico usada pelo Tribunal de Conta do Estado de São Paulo (TCE-SP) para avaliar a efetividade das prefeituras. A administração municipal recebeu nota C nas sete...
CAPA Rio das Pedras tem a pior nota em eficiência administrativa; Saltinho está entre melhores do Estado

Saltinho é reconhecida como uma das melhores cidades em eficiência administrativa

O município de Saltinho foi reconhecido entre as cidades com melhor desempenho em eficiência administrativa no Estado de São Paulo. A cidade recebeu o Prêmio do Índice de Eficiência da Gestão Municipal (IEGM), entregue durante cerimônia com representantes estaduais. Entre os 645 municípios paulistas, apenas três alcançaram a nota B+...