Sucen faz ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

Uma equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) esteve em Rio das Pedras nesta semana para realizar ação de controle e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. O trabalho, desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, fiscalizou pontos com maior incidência de casos na cidade.

Na quarta-feira (19), o trabalho passou pelos bairros Vitório Cezarino (Sem Terra), Dom Bosco, Dona Rosina, Bom Jardim, Bom Retiro, São Pedro e São Carlos. No dia seguinte, ação contou com o suporte de outras secretarias em um local crítico, onde foram localizados vários focos.

“O bairro com maior número de casos é o Bom Jesus. Durante dois finais de semana realizamos mutirões para recolher recipientes que poderiam acumular água. Além disso, agentes de endemia fizeram visitas em pontos críticos. Os bairros cobertos pela Sucen reforçam a cobertura nos pontos de maior incidência da doença”, explicou Joaldo Gonçalves, secretário da Saúde.

O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo) publicou o número de casos registrado em junho. Em Rio das Pedras, de acordo com o órgão estadual, foram 37 casos notificados, sendo 21 confirmados – todos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade). Já a Secretaria Municipal de Saúde fala em 29 casos confirmados no mês passado. Neste mês, a pasta afirma que houve um caso registrado na última semana. “Segundo a classificação da CVE, estamos sem classificação de risco”, diz a nota da Secretaria ao afirmar que a situação está controlada. “Nesse mês o número de casos caíram 96,55%”, completa.

De acordo com os números do Governo do Estado, entre janeiro e junho são 526 casos notificados, sendo 152 confirmados. O aumento acumulado em comparação com todo o ano de 2022 é de 320,8% de notificações e de 1.800% de casos confirmados.

Prevenção
O trabalho de prevenção a proliferação do mosquito deve começar em casa com ações simples. Manter a caixa d’água fechada com a tampa correta ou tela, limpar calhas periodicamente, manter ralos desentupidos, trocar a água de vasos todas as semanas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos, são algumas das ações.
O descarte correto de entulho e recicláveis, tais como pneus, sofás, armários e fogões, também é importante. Até mesmo a forma de regar as plantas deve ser observada, uma vez que algumas folhas acumulam água.

Compartilhe:

A chegada do frio demanda cuidados com a pele

Banhos quentes e roupa de lã podem prejudicar a pele; veja cuidados no inverno

Com o começo do inverno, os cuidados com a pele precisam ser intensificados, pois hábitos como banhos quentes, falta de uso de hidratante e roupas de lã podem prejudicá-la. De acordo com dermatologistas do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) de São Paulo, as baixas temperaturas e a pouca umidade...
Cuidados simples podem fazer a diferença para evitar acidentes na terceira idade

Dia Mundial de Prevenção a Quedas: 5 dicas para prevenir quedas e proteger a saúde dos idosos

As quedas estão entre as principais causas de hospitalização e perda de autonomia entre idosos no Brasil. Para reforçar a importância da prevenção e promover um ambiente mais seguro, o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, celebrado em 24 de junho, é um convite para adotar medidas simples no dia...
Responsáveis por alunos devem manifestar interesse pelo almoço nas secretarias das escolas

Escolas Estaduais oferecem almoço para alunos nas férias; inscrições vão até dia 27

As escolas da rede estadual de São Paulo recebem, até a próxima sexta-feira (27), as inscrições para o almoço nas férias, que será ofertado em 3.700 unidades de ensino durante o recesso do mês de julho. Em Rio das Pedras, as escolas estaduais Prof.ª Maria José de Aguiar Zeppelini, no...