Sucen faz ação de combate ao mosquito transmissor da dengue

Uma equipe da Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) esteve em Rio das Pedras nesta semana para realizar ação de controle e combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue. O trabalho, desenvolvido em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde, fiscalizou pontos com maior incidência de casos na cidade.

Na quarta-feira (19), o trabalho passou pelos bairros Vitório Cezarino (Sem Terra), Dom Bosco, Dona Rosina, Bom Jardim, Bom Retiro, São Pedro e São Carlos. No dia seguinte, ação contou com o suporte de outras secretarias em um local crítico, onde foram localizados vários focos.

“O bairro com maior número de casos é o Bom Jesus. Durante dois finais de semana realizamos mutirões para recolher recipientes que poderiam acumular água. Além disso, agentes de endemia fizeram visitas em pontos críticos. Os bairros cobertos pela Sucen reforçam a cobertura nos pontos de maior incidência da doença”, explicou Joaldo Gonçalves, secretário da Saúde.

O CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de São Paulo) publicou o número de casos registrado em junho. Em Rio das Pedras, de acordo com o órgão estadual, foram 37 casos notificados, sendo 21 confirmados – todos autóctones (quando a doença é contraída na própria cidade). Já a Secretaria Municipal de Saúde fala em 29 casos confirmados no mês passado. Neste mês, a pasta afirma que houve um caso registrado na última semana. “Segundo a classificação da CVE, estamos sem classificação de risco”, diz a nota da Secretaria ao afirmar que a situação está controlada. “Nesse mês o número de casos caíram 96,55%”, completa.

De acordo com os números do Governo do Estado, entre janeiro e junho são 526 casos notificados, sendo 152 confirmados. O aumento acumulado em comparação com todo o ano de 2022 é de 320,8% de notificações e de 1.800% de casos confirmados.

Prevenção
O trabalho de prevenção a proliferação do mosquito deve começar em casa com ações simples. Manter a caixa d’água fechada com a tampa correta ou tela, limpar calhas periodicamente, manter ralos desentupidos, trocar a água de vasos todas as semanas e lavar o recipiente com bucha e sabão para remover os ovos, são algumas das ações.
O descarte correto de entulho e recicláveis, tais como pneus, sofás, armários e fogões, também é importante. Até mesmo a forma de regar as plantas deve ser observada, uma vez que algumas folhas acumulam água.

Compartilhe:

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...
Logo_BastidoresDaPolitica

Bastidores da política

Derrota da presidência Na última sessão camarária foi ao plenário um projeto de autoria da Mesa Diretora da Câmara para a reestruturação do quadro de servidores do Legislativo. O presidente Pastor Emerson (PSB) procurou pelos vereadores de forma individual em busca de votos para aprovação da pauta. Contudo, uma forte...
CAPA Após denúncia do Verdadeiro Prefeitura identifica infrator e anuncia multa por descarte ilegal

Prefeitura identifica autor flagrado jogando lixo em estrada rural; infrator será multado

Após a repercussão do vídeo publicado pelo O Verdadeiro em suas redes sociais, que mostra um homem descartando entulho na estrada rural entre o bairro José Ângelo Montagnani e a Água Branca, a Prefeitura de Rio das Pedras identificou o responsável pelo descarte irregular. Segundo informações da Secretaria da Saúde,...