Prefeitura afirma que Estação de Tratamento de Esgoto está em funcionamento

A Prefeitura de Rio das Pedras afirmou, nesta quarta-feira (7), que a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) está atuando em sua totalidade, apesar de não haver nenhum funcionário responsável pela operação do sistema no local. Havia servidores trabalhando na limpeza e corte do mato alto e pequenos reparos, tais como guias de concreto.

De acordo com o Departamento de Comunicação da Prefeitura, a construção da ETE foi concluída, assim como a ligação com o emissário instalado junto ao Ribeirão Tijuco Preto. Assim, o esgoto não estaria mais sendo despejado in natura no córrego que atravessa o Centro da cidade.

Ainda segundo a nota, o tratamento é feito “normalmente”. Até a entrega da obra, o espaço era de responsabilidade da Secretaria de Obras. Após a finalização da construção, a unidade passou a ser gerida pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE). De fato, a água corrente entre as lagoas, com cheiro muito forte de esgoto.

Na última semana, dia 30 de maio, reportagem da emissora de televisão EPTV mostrou o local com aspecto de abandono, com mato alto e itens de concreto quebrados. Um pequeno ponto de apoio, com uma pequena sala, cozinha e banheiro, está inacabado e portas quebradas.

“Apesar da matéria da EPTV erroneamente dizendo que o local estava abandonado, ele está em pleno funcionamento e a questão da capinação da área foi realizada nesta semana (SIC)”, afirma do Departamento de Comunicação.

Na matéria televisiva, é afirmado que apenas 20% do esgoto do município é tratado. A Prefeitura contesta a informação, diz que esse percentual se refere aos bairros Ouro Fino, Luxemburgo e Santa Maria, que possuem estações próprias, mas que 100% do esgoto de Rio das Pedras é tratado.

Ainda de acordo com a reportagem, a assessoria de imprensa explicou que a construção da maioria das estruturas foi concluída. No entanto, para que inicie a operação, ainda seriam necessárias obras de emissário de esgoto da cidade e estação de bombeamento.

Por fim, a matéria afirma que a Prefeitura teria informado que a realização das obras pendentes depende da formalização de um contrato com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

TAC
Devido a falta de tratamento de esgoto em Rio das Pedras, desde 1996 foi firmado o primeiro Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) junto ao Ministério Público, cuja previsão para a conclusão da ETE era 2004. O prazo foi estendido mais quatro vezes.
Além da determinação pela conclusão da ETE, foram deliberadas outras medidas.

Entre elas, deveria haver a disponibilização de três servidores, durante 24 horas por dias, sem interrupções, com limpezas das bordas a cada quatro horas, bem como as manutenções das estações elevatórias de esgoto, visando evitar a exalação de mau cheiro.

Para compensar os danos ambientais ocorridos pelo atraso na conclusão da obra, o município deveria ter implantado o Plano de Coleta Seletiva até dezembro de 2018. O município também deveria ter construído dois ecopontos, um no São Carlos e outo no Dona Rosina, com investimento previsto na época para R$ 448 mil, entre outras melhorias tais como o plantio de 5.500 mudas em terreno de 33.599m², criação do projeto Sistematização das Ações de Educação Ambiental, trabalhadas de forma transversal, com investimento mínimo de R$ 600 mil.

Compartilhe:

Rio das Pedras tem a pior nota

Rio das Pedras tem a pior nota em efetividade da gestão municipal pelo oitavo ano

07 Pelo quinto ano seguido Rio das Pedras ficou com a pior nota no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), desenvolvido desde 2015 pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP). A análise indica que o munícipio está com baixo nível de adequação. No histórico rio-pedrense, a...
Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Carnaval de Rio das Pedras tem baixa adesão de público

Fracasso de público é a melhor expressão para demonstrar como foi o Carnaval 2025 em Rio das Pedras. A festa aconteceu entre os dias 1 e 4 de março. As bandas FarofAxé e Afropira se apresentaram no palco montado próximo a rotatória entre as avenidas Darwin do Amaral Viegas e...
Câmara aprova parcelamento de dívidas junto ao município

Parcelamento de dívidas aguarda sanção do prefeito para entrar em vigor

Os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Lei que institui o PERF/2025 (Programa Especial de Recuperação Fiscal), no dia 24 de fevereiro. Caso seja sancionada pelo prefeito, a lei permitirá o parcelamento de dívidas de contribuintes – pessoa física ou jurídica – de débitos com o município gerados até...