Vereador Max Prestes pede criação de CREAS

O vereador Max Prestes (União) apresentou indicação sugerindo a criação de uma unidade do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) em Rio das Pedras. De acordo com o parlamentar, o Centro é uma unidade pública da política de Assistência Social onde são atendidas famílias e pessoas que estão em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados.

“O CREAS é serviço de referência no atendimento a mulheres vítimas de violência doméstica. A violência doméstica cometida contra mulheres é uma realidade em todo o país, e em Rio das Pedras não é diferente. No dia 28 de abril uma mulher grávida sofreu uma tentativa de feminicídio. A vítima foi esfaqueada pelo marido no bairro Luís Massud Coury, causando um parto prematuro”, explicou Max Prestes.

Segundo o vereador, o CREAS é responsável por oferecer atendimento psicossocial especializado e encaminhamento aos serviços públicos necessários, havendo articulação com a Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e Poder Judiciário. “O Centro tem atuação fundamental para a garantia da proteção e acompanhamento das vítimas, considerando também que o atendimento é destinado a pessoas com deficiência, idosos, e vítimas de violência física, psicológica e sexual, entre outras”, completou.

Lei aprovada
Também durante a sessão da última segunda-feira (8), o vereador Max Prestes viu ser aprovado o Projeto de Lei de sua autoria que dá prioridade de atendimento em bancos, casas lotéricas e supermercados para pessoas que realizam tratamentos quimioterápicos ou radioterápicos, hemodiálise, ileostomia, urostomia, gastrostomia, traqueostomia ou utilizem bolsa de colostomia.

As empresas públicas de transporte e as concessionárias de transporte coletivo deverão disponibilizar acesso aos acentos de prioridade por estarem equiparadas as condições de deficiência e mobilidade reduzida, devido a condições e as consequências da doença/tratamento.
De acordo com o projeto, fica garantido em estacionamentos de estabelecimentos privados ou de uso coletivo, para as pessoas que se refere a Lei, o direito à utilização das vagas de estacionamento destinadas para pessoas com deficiência, com dificuldades de locomoção e idosos.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...