Polícia Militar ministra palestra sobre segurança nas escolas

Os recentes ataques a escolas ocorridos no país motivou a Secretaria da Educação a organizar junto a Polícia Militar uma palestra sobre segurança junto as instituições de ensino. O principal foco foi a implementação do Programa Vizinhança Solidária Escolar (PVSE). A Policial Militar Cabo Sueli Tavares falou para diretores de escolas.

Também participaram o delegado Dr. Mauro Arthur, o secretário da Educação Daniel Gonçalves e os vereadores Bé Cecote, Nabuco, Professor Geraldo e Vanessa Botam. O Comandante da 2ª Cia OM, Capitão Pansonato, o 1º Sargento PM Venâncio e conselheiros tutelares também participaram.

A constante comunicação das escolas com a Polícia Militar e o relatório das ocorrências pelos diretores é fundamental para o planejamento de ações. Câmeras de monitoramento também têm importante papel para auxiliar nos trabalhos.

Cabo PM Tavares explicou que o PVSE é uma rede de contatos, via WhatsApp, que conta com os vizinhos do prédio escolar, gestores, funcionários, pais de alunos, ocupante de zeladoria e Polícia Militar para, juntos ajudarem a zelar pelo patrimônio público, pela segurança da escola e do entorno. O Programa é uma iniciativa da Polícia Militar e também pode promover palestras com outras forças militares, tais como Bombeiros e policias Ambiental e Rodoviária.

“A base de tudo é a casa, é a família. Por isso, tem que trabalhar em rede para dar a melhor resposta”, ressaltou Tavares.

O delegado Dr. Mauro Arthur também destacou a importância da comunicação aos diretores escolares. “Não tenham medo ou receio. A Polícia Militar vai agir. Temos que nos unir. Nós policiais estamos para ajudar e, quando somamos esforços, a solução vem. Violência não tem hora para acontecer e o aluno violento não tem fisionomia preestabelecida. Se tiver medo de represálias, que risque seu carro ou coisa do tipo, fazemos com denúncia anônima.”

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...