Cadeirante tem dificuldades com transporte oferecido pela Prefeitura

Zelina Passos Correia tem enfrentado dificuldade para levar sua filha de 19 anos para atendimento médico devido à falta de transporte adequado. A jovem é portadora de enfermidade neurológica e comorbidades permanentes conhecida como miopatia de Bethlem tipo 1. Esta doença causa a Distrofia Muscular Congênita Ulrich tipo 1, de progressão lenta.

A mãe diz que vem solicitando à Prefeitura de Rio das Pedras o transporte especial para sua filha Karine já faz bastante tempo, mas a prefeitura, de acordo com ela, alega que não há transporte para atender toda população, mesmo ela tendo os relatórios médicos e do fisioterapeuta. Afirma que também procurou um dos vereadores em busca de ajuda, mas ele “me mandou ir ao Fórum”.

Karine nasceu com a enfermidade. Até os sete anos, andava, porém caía muito. Com o tempo a distrofia muscular atingiu as pernas e braços. “Ficaram rigidos e ela não consgue mais esticá-los”, contou a mãe.

O transporte especial seria para levar Karine à fisioterapia e às consultas médicas, realizadas em Piracicaba.

Em resposta à Gazeta de Piracicaba, o Departamento de Comunicação da Prefeitura afirmou que a Prefeitura vem fornecendo o transporte para a paciente citada até seus tratamentos há algum tempo. “Porém, em algumas ocasiões o transporte é fornecido em carro normal, já que a van adaptada para transportar pessoas com o sistema “Elevar” também atende a outros pacientes e pode ter algum conflito de agenda.”

Zelina Correia confirmou que a Prefeitura fornece transporte, mas muitas vezes não é o adequado. “Hoje (quinta-feira, dia 5) mandaram um carro comum. O transporte com sistema Elevar é um direito do paciente com deficiência. Mas não estão nem aí, não estão na nossa pele”, lamenta.

A mãe afirma que passa todo início do mês a agenda de atendimento médico da filha para o mês corrente e assim a Prefeitura possa se programar quanto ao transporte.
Quanto é utilizado um carro comum, é preciso carregar a jovem paciente da cadeira para o assento do veículo. “Na maioria das vezes quem faz isso é meu marido, que deixa de trabalhar para levar ela, uma vez que estou com dificuldades de carregar ela. Mas nossa filha tem muitos gastos e meu marido precisa trabalhar (ele é autônomo). Nós usamos o transporte da Prefeitura mais para as fisioterapias. Nas consultas a gente costuma levar”, finalizou Zelina.

Compartilhe:

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

GCM e Polícia Civil prendem homem por furto qualificado de telhas em obra da futura UBS

A Guarda Civil Municipal de Rio das Pedras prendeu, na tarde desta terça-feira (25), um homem de 35 anos pelo crime de furto qualificado de telhas galvanizadas na obra da futura Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdelice dos Santos Bastos Trevizam, em construção na Avenida David Miori, no bairro Monsenhor...
Na xícara da esquerda, água da torneira; na direita, água mineral

Moradores do Raul Coury denunciam água com mau cheiro, coloração escura e até insetos

Moradores do bairro Residencial Dr. Raul Coury, em Rio das Pedras, relatam enfrentar desde sexta-feira (14) uma grave alteração na qualidade da água fornecida pelo SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgoto). Vídeos e fotos enviados em grupos de WhatsApp mostram água escura e até resíduos de insetos, além de...
Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

Festival do Chopp promete agitar o Rio Garden Mall nos dias 22 e 23

O Rio Garden Mall será palco de um dos eventos mais esperados do ano: o Festival do Chopp, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro, reunindo boa música, gastronomia típica e muita animação. A expectativa é atrair cerca de mil pessoas durante o fim de semana. O público...