A Turma do Pinga Óleo e o Clube de Carros Antigos de Rio das Pedras, grupos de amantes de carros antigos, instalaram cinco brinquedos no Calçadão Diego Dadam, no São Cristóvão: balanço com cavalinhos, balanço americana, trepa-trepa, gangorra e balanço cadeira.
Parte dos brinquedos foi doados e parte foram comprados. “Arrumamos e instalamos os brinquedos chumbados para dar mais segurança às crianças. Também instalamos refletores para iluminar a área e permitir o uso durante a noite”, explica Robson Liberato, que completa: “aceitamos a doação de outros brinquedos, como gira-gira e escorregador, mesmo quebrados para arrumarmos e instalarmos na área que é pública, para uso de todos”.
A Turma do Pinga Óleo destaca que a iniciativa é privada, mas para uso público. “Pedimos que a população ajude a preservar o local. O uso é para todos que passam e utilizam o calçadão. A área foi adorada pelo Pinga Óleo, que faz a manutenção com recursos próprios. Nosso objetivo é manter o espaço limpo e cuidado para uso das crianças. Para coibir atos de vandalismo, instalamos câmeras no local para monitoramento 24 horas”, completa Everson Severino.
Antes de instalar os brinquedos, as crianças utilizavam o parquinho da parte de baixo do calçadão, que está sem iluminação e conservação. Ou então os brinquedos do bairro Boa Vista, no outro lado da Avenida Elias Candido Ayres. Após a instalação, a área dos brinquedos junto ao quiosque administrado pelo Pinga Óleo fica cheiro no final das tardes.
Revitalização do quioesque
O quiosque do Calçadão Diego Dadam, próximo ao cruzamento das ruas João Augusti e Maria P. Forner estava abandonado depois das restrições impostas pela pandemia do Covid-19. O espaço foi desocupado pela Vigilância Sanitária e concedido à Turma do Pinga Óleo.
O grupo limpou o local, que tinha até drogas escondidas no forro do espaço. Paredes foram pintadas, banheiros reformados e manutenção feita no entorno. Câmeras de vigilância foram instaladas para evitar atos de vandalismo junto ao quiosque e brinquedos instalados.