Herodes Antipas era um príncipe frívolo, que foi acusado de vários crimes. Mandou decapitar João Batista para atender ao pedido de Salomé, instigada por Herodias, esposa do seu meio-irmão Herodes Filipe, com quem ele havia se casado.
A história do personagem pouco ortodoxo em nada combina com a personalidade cativante de Felipe Pires, conhecido pelos amigos como Farofa, que irá interpretar o Rei da Judeia na encenação da Paixão de Cristo em Rio das Pedras.
Empresário, de 35 anos, Felipe Pires se divide entre os compromissos em Rio das Pedras e Campinas. Mas, ainda assim, aceitou o desafio de interpretar um personagem no teatro pela primeira vez.
“O convite surgiu em uma brincadeira com o Alessandro Brambila, que me sugeriu interpretar Jesus. Mas, com o curto tempo entre os compromissos e da inauguração da nova unidade da barbearia no Rio Garden Mall e a exigência de mais tempo para participar das oficinas, veio a ideia de fazer Herodes. Além disso, o Cesar (Zimiani) já tinha sido convidado para interpretar Jesus, papel que está em boas mãos”, conta Farofa.
Sua primeira reação ao receber o convite foi de espanto e receio, mas decidiu aceitar. “É desafiador. Falei com outras pessoas para vir junto e participar da encenação em outros papéis, mas muitos se assustem e se fecham”, afirma Farofa ao contar que está gostando do novo desafio.
Tão logo recebeu o papel, Felipe buscou informações. “Estou fazendo as oficinas e ensaios. Foquei no texto, decorei as falas e estou treinando para passar da forma mais verdadeira para as pessoas. O Alex (Sandro de Oliveira, diretor artístico do teatro) tem experiência para me passar todas as dicas. Estou ansioso para a chegada do dia da encenação.”
Sua proximidade com o teatro era de espectador, mas depois do convido passou a enxergar a Paixão de Cristo de outra forma: “levar uma mensagem boa para o público, em especial para o jovem que não tem o hábito de ir ao teatro e que não conhece a história de Jesus”.
Os ensaios da a Paixão de Cristo de Rio das Pedras acontecem aos domingos, às 7h30, no Espaço Burim – local da peça – próximo ao Supermercado Defavari. Quem desejar participar da peça, basta comparecer aos ensaios e procurar um dos membros do grupo teatral.
Serviço
Encenação da
Paixão de Cristo
Dias 1 e 2 de Abril
No Espaço Burim, entre
a Avenida dos Operários
e Rua Moraes Barros