Estação da Fepasa passa por obras

A antiga estação da Fepasa, no Centro de Rio das Pedras, começou a ser reformado. As obras no prédio de 1899 tem prazo de execução para 60 dias, com o custo de R$ 27 mil. Além da reforma, deverá ser instalado um vagão de trem com 22 metros de comprimento na lateral para a Rua Rangel Pestana.

“Já solicitamos o vagão junto ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes). Nossa proposta é criar o nosso mercado municipal com venda de hortifruit de produtores da cidade e, no vagão, fazer um espaço de alimentação como foodtruck com a devida concessão de uso do espaço”, explicou Marcelo Teles, secretário de Desenvolvimento Econômico.

As telhas de barro quebradas serão substituídas e fixadas na estrutura de madeira. Toda a instalação elétrica será refeita, com instalação de disjuntores, quadro de distribuição e luminárias. O piso receberá uma camada cimentada, mantendo o nivelamento correto para que haja escoamento de água. Louças e acessórios de banheiros como vasos sanitários e pias serão instalados.

“Vamos pintar todo o prédio com tintas que nos foram doadas. Trocaremos todo o beiral, iremos revitalizar portas, janelas e a fachada, que receberá um painel de identificação. Banheiros e acessos serão adaptados para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida”, completou Marcelo Teles, destacando que outra ideia em análise é também fechar a Avenida Ana Negri Gramani aos sábados e domingos no período da manhã para barracas rotativas para a promoção da feira de produtores.

Você sabia?
A estação da Fepasa foi construída em 1899 para ser ponto de parada do transporte ferroviário pelo interior de São Paulo. A Rua Prudente de Moraes, hoje o principal corredor comercial de Rio das Pedras, recebeu esse nome em homenagem ao então presidente Prudente de Moraes, que desceu na estação rio-pedrense para seguir viagem até Piracicaba.

Compartilhe:

ContaAgua

SAAE admite erro em leitura de consumo e convoca consumidores para reavaliação de contas de água

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Rio das Pedras divulgou, nesta semana, um comunicado oficial reconhecendo que houve erro na leitura do consumo de água em algumas residências, provocado por uma possível falha no sistema. A admissão do problema ocorre após uma forte repercussão nas redes sociais,...
InicioAulas2026

Volta às aulas começa sem kits e uniformes; Secretaria diz que há material disponível nas escolas

As aulas na rede municipal de ensino de Rio das Pedras tiveram início nesta quarta-feira, dia 4 de fevereiro, atendendo cerca de 4.800 alunos, distribuídos em 19 unidades de ensino, entre escolas e creches. O início do ano letivo acontece sem a distribuição dos kits de material escolar e dos...
CAPA Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudo

Poço artesiano é interditado no Campão por falta de registro e laudos

O poço artesiano perfurado no Estádio Municipal Massud Coury, conhecido como Campão, foi interditado pela Vigilância Sanitária Municipal após ação conjunta envolvendo órgãos estaduais de saúde. A interdição ocorreu no dia 14 de janeiro de 2026, às 14h37, em razão da ausência de documentação obrigatória e de laudos laboratoriais que...