Número de habitantes em Rio das Pedras tem redução de 13%, segundo prévia do Censo

Número de habitantes em Rio das Pedras tem redução de 13%, segundo prévia do Censo

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última segunda (2) a prévia dos dados já coletados no Censo 2022. Segundo os dados já compartilhados, quase 84% dos brasileiros já foram entrevistados. O Censo iria até novembro, mas foi prorrogado até o fim de janeiro.

Segundo os dados preliminares, com 83,8% das residências já visitadas, Rio das Pedras teve uma redução no número dos habitantes quando comparado com a estimativa do IBGE para 2021. De acordo com a estimativa para 2021, Rio das Pedras teria 36.233 habitantes. Contudo, os dados preliminares do Censo 2022 apontam que o município está com 31.503 habitantes, uma queda percentual de 13,05%.

Dos 18 municípios da região de Piracicaba, Rio das Pedras teve a segunda maior queda na população, do ficando atrás de Cosmópolis, em que a redução no número de habitantes chegou a 20%. Os dados são preliminares e algumas residências ainda não foram visitadas.

Embora 12 dos 18 municípios tenham apresentado queda na quantidade de moradores, a metrópole Piracicaba foi na contramão e teve uma alta de 5,89%. Eram 410.275 habitantes na projeção de 2021 e foram apontados 434.432 na prévia do Centro em 2022.

A maior alta, no entanto, foi em São Pedro, de 7,4%. Já maiores reduções aconteceram em Cosmópolis (-20%), Rio das Pedras (-13%) e Iracemápolis (-12,9%).

Assim como em levantamentos anteriores, Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste seguem como as cidades mais populosas da região.

Previsto para 2020, o Censo está sendo realizado com dois anos de atraso devido à pandemia de Covid-19 e de cortes orçamentários.

A divulgação tem como objetivo cumprir a lei que determina ao Instituto fornecer, anualmente, o cálculo da população de cada um dos 5.570 municípios do país para o Tribunal de Contas da União (TCU). Seguindo um modelo estatístico, o IBGE entrega um resultado prévio do ano de 2022 a partir dos 83,9% da população recenseada.

“Este modelo adotado foi bastante estudado e aprovado pela Comissão Consultiva do Censo 2022, que olhou detalhadamente o processo desenvolvido para fornecer ao TCU e à sociedade os melhores dados técnicos e reais possíveis”, afirma o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo.

Após análises, a equipe do IBGE concluiu que o melhor modelo é o que utiliza os dados do Censo 2022 nos municípios onde a coleta já havia terminado e uma combinação de dados coletados e estimativas para os demais municípios.

“A missão do IBGE é retratar a realidade. Com a discussão das propostas, escolhemos a que chega o mais próximo possível da realidade populacional nos domicílios do país”, explica o coordenador técnico do Censo, Luciano Duarte.

Quem não respondeu ao Censo?
Até o dia 25 de dezembro deste ano, 83,9% da população já havia sido recenseada, somando 87,7 milhões de domicílios particulares e mais de 178 milhões de pessoas. O Censo 2022 está em campo realizando coletas desde 1º de agosto e continuará durante o mês de janeiro de 2023.

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que atende a todos os estados do país. Segundo o IBGE, este serviço será disponibilizado de forma gradativa nos municípios de acordo com o andamento da coleta em cada local. Para Rio das Pedras, o Disque-Censo já está disponível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Matérias Relacionadas